Esportes
Piastri recusa ordem da McLaren para favorecer Norris na reta final da temporada
Australiano mantém esperança no título e afirma que não vai abrir mão da disputa, mesmo com Norris liderando o campeonato
A duas corridas do fim da temporada 2025 da Fórmula 1, o australiano Oscar Piastri revelou nesta quinta-feira que a McLaren discutiu a possibilidade de priorizar Lando Norris, seu companheiro de equipe e atual líder do Mundial de Pilotos, na disputa pelo título. No entanto, Piastri, que ocupa a segunda colocação e ainda tem chances matemáticas de conquistar o campeonato, recusou-se a favorecer o britânico nesta fase decisiva.
"Nós tivemos uma conversa muito breve sobre isso e a resposta é não. Eu ainda estou empatado em pontos com o Max e tenho uma chance decente de ganhar se as coisas acontecerem a meu favor, então é assim que jogaremos. Ainda há uma chance e isso já aconteceu algumas vezes antes, então eu sei que não é impossível", afirmou o australiano durante entrevista coletiva.
Após liderar boa parte da temporada, Piastri sofreu uma queda de desempenho e não subiu ao pódio nas últimas seis etapas, permitindo que Norris o ultrapassasse e assumisse o favoritismo na luta pelo título.
No momento, Norris lidera o campeonato com 390 pontos, 24 a mais que Piastri e Max Verstappen, da Red Bull, que estão empatados na segunda posição, ambos com 366 pontos.
"Obviamente, eu também sei que é uma chance um pouco remota. Mesmo que eu tenha dois fins de semana finais perfeitos, não posso depender só disso. Preciso que outras coisas também joguem a meu favor, e estou muito ciente disso. Vou apenas tentar ter os melhores fins de semana possíveis, como tento fazer sempre, e ver o que acontece com todo mundo", concluiu Piastri.
O Grande Prêmio do Catar, marcado para este final de semana, será a penúltima etapa da temporada. Para garantir o título no circuito de Lusail, Norris precisa manter uma vantagem de pelo menos 26 pontos sobre Piastri e Verstappen ao término da etapa. Ou seja, nas corridas sprint e principal, o britânico precisa somar apenas mais pontos que seus rivais diretos.
Caso o campeão não seja definido no Catar, a decisão ficará para o Grande Prêmio de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, com a corrida principal prevista para o dia 7 de dezembro.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
4BRASILEIRÃO SÉRIE B
Santos encara Mirassol com postura de clássico para escapar do rebaixamento
-
5CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira