Esportes
Brasil é eliminado por Portugal nos pênaltis e vai disputar terceiro lugar
Seleção brasileira empata sem gols no tempo normal e perde por 6 a 5 nas penalidades; decisão do título será entre Portugal e Áustria
Em uma partida marcada pelo equilíbrio e pela tensão, o Brasil foi eliminado do Mundial Sub-17 ao ser derrotado por Portugal por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O confronto aconteceu nesta segunda-feira (data local) no Aspire Zone, no Catar.
Com o resultado, a seleção portuguesa avança para a final contra a Áustria, que venceu a Itália por 2 a 0. A decisão do título está marcada para quinta-feira, às 13h (horário de Brasília).
O goleiro João Pedro, destaque do Brasil nas fases anteriores – pegando três cobranças contra o Paraguai e duas diante da França –, era a principal esperança na disputa por pênaltis. Nas cinco primeiras cobranças, cada equipe desperdiçou uma: Romário Cunha mandou para fora pelo lado português, enquanto Ruan Pablo acertou a trave pelo Brasil. Nas alternadas, José Neto converteu para Portugal e Ângelo, do Brasil, chutou por cima, decretando a eliminação brasileira.
A equipe verde-amarela volta a campo também na quinta-feira, às 9h30 (horário de Brasília), para disputar o terceiro lugar contra a Itália.
O Brasil chegou à semifinal após liderar o grupo com Zâmbia, Indonésia e Honduras. Na segunda fase, empatou sem gols com o Paraguai e avançou nos pênaltis. Nas oitavas de final, repetiu o roteiro contra a França: empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória nas penalidades. A classificação para a semifinal foi garantida com vitória suada sobre Marrocos por 2 a 1, com gol decisivo do centroavante Dell nos acréscimos.
Nesta semifinal, o Brasil não sentiu o peso do confronto e teve bom desempenho no primeiro tempo. Em lance promissor, Dell quase abriu o placar: após lançamento pela direita, o camisa 9 finalizou de primeira, o goleiro rebateu e, no rebote, o atacante chutou de esquerda, mas um defensor português salvou quase em cima da linha.
No segundo tempo, a seleção brasileira demonstrou sinais de desgaste físico, enquanto Portugal cresceu em campo. Apesar de ter mais posse de bola, os portugueses criaram poucas chances claras. Na melhor delas, Anísio Cabral entrou livre na área, mas finalizou por cima. O Brasil ainda tentou pressionar nos minutos finais, mas faltou precisão nas finalizações, e a decisão foi para os pênaltis.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal