Esportes
Verstappen mantém cautela após vitória e chefe da McLaren pede desculpas por desclassificação
Desclassificação dos carros da McLaren impulsiona Verstappen na disputa pelo título, mas holandês adota postura conservadora enquanto equipe britânica lamenta perda de pontos
A desclassificação dos carros da McLaren proporcionou um impulso inesperado a Max Verstappen na disputa pelo seu quinto título mundial de Fórmula 1. Com a vitória no GP de Las Vegas neste domingo — a quarta nas últimas sete corridas — e a pontuação zerada de Lando Norris e Oscar Piastri, o piloto da Red Bull igualou a pontuação do australiano e ficou apenas 24 pontos atrás do líder do campeonato.
Apesar da expressiva recuperação, Verstappen mantém os pés no chão e adota cautela na reta final do campeonato. "Ainda há uma grande diferença. Neste fim de semana, esse (o triunfo) foi o primeiro objetivo. Nos próximos finais de semana, tentaremos novamente vencer a corrida. E no final, em Abu Dhabi, veremos onde chegamos", declarou o tetracampeão, antes mesmo da confirmação da desclassificação dos carros da McLaren.
"Eu me diverti muito hoje. Foi uma boa corrida, tivemos um bom ritmo e tudo funcionou muito bem", avaliou o holandês, que cruzou a linha de chegada com mais de 20 segundos de vantagem sobre Lando Norris — George Russell herdou a segunda posição após a penalização. "Precisamos apenas dar o nosso melhor e continuar tentando vencer o máximo de corridas até o final do ano."
Lando Norris e Oscar Piastri, que originalmente terminaram em segundo e quarto lugares, respectivamente, não esconderam a frustração pela perda dos pontos e pela aproximação de Verstappen na classificação.
"Tivemos de administrar a situação no final da corrida e agora sabemos que foi devido a alguns problemas no carro, que infelizmente resultaram na nossa desclassificação. É frustrante perder tantos pontos", lamentou Norris. "É decepcionante. Precisamos nos concentrar novamente e lutar para conquistar o máximo de pontos possível nas duas últimas etapas", acrescentou Piastri, que não vence desde agosto.
Punidos pelo desgaste excessivo da placa protetora na parte inferior dos carros, os pilotos da McLaren receberam um pedido público de desculpas do chefe da equipe, Andrea Stella. "Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico de suas campanhas pelo título, após duas ótimas performances", afirmou Stella.
"A FIA observou que a infração foi não intencional, que não houve tentativa deliberada de burlar o regulamento. Embora o resultado seja extremamente decepcionante, continuamos focados nas duas últimas corridas da temporada", completou o chefe da McLaren, já projetando o GP do Catar, no próximo fim de semana.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal