Esportes
Brasileiras caem nas semifinais e duelam pelo bronze no Mundial
Thâmela/Vic e Carol/Rebecca se enfrentam na disputa pelo terceiro lugar após derrotas nas semifinais do Campeonato Mundial, em Adelaide
As duas duplas brasileiras remanescentes no torneio feminino do Campeonato Mundial de vôlei de praia foram derrotadas nas semifinais neste sábado, em Adelaide, na Austrália, e agora vão se enfrentar pela medalha de bronze. Na última edição, disputada no México, Duda e Ana Patrícia garantiram a prata para o Brasil.
Thâmela e Vic abriram as semifinais e foram superadas pelas letãs Tina Graudina e Anastasija Samoilova por 2 sets a 0, com parciais de 21/10 e 21/16. A dupla brasileira, líder do ranking feminino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), teve dificuldades desde o início e foi dominada pelas representantes da Letônia, atuais número 4 do mundo.
Na sequência, Carol e Rebecca, que ocupam o segundo lugar no ranking da FIVB, protagonizaram um duelo equilibrado, mas acabaram derrotadas pelas americanas Taryn Brasher e Kristen Nuss por 2 sets a 1, em uma disputa acirrada definida no tie-break (19/21, 24/22 e 15/6). As brasileiras venceram o primeiro set, perderam o segundo em uma disputa apertada e não conseguiram manter o ritmo na parcial decisiva.
Com o resultado, Brasher e Nuss vão disputar o ouro após terem conquistado o bronze no Mundial do México em 2023. Elas enfrentam Graudina/Samoilova neste domingo, às 6h30 (horário de Brasília). Já o Brasil tem medalha de bronze garantida, já que Thâmela/Vic e Carol/Rebecca duelam pelo terceiro lugar às 2h30.
No masculino, a Suécia já assegurou ouro e prata, com a decisão entre os campeões olímpicos David Ahman e Jonatan Hellvig, que chegaram a ser superados por duas duplas brasileiras na fase de grupos, e Jacob Hölting Nilsson e Elmer Andersson, a dupla mais jovem a disputar uma final de Mundial, com 20 e 19 anos, respectivamente. Os brasileiros Evandro e Arthur Lanci foram eliminados por Ahman/Hellvig nas quartas de final e terminaram em quinto lugar.
O Brasil é o maior vencedor do Campeonato Mundial, com 35 medalhas e 13 ouros somados entre masculino e feminino. A última conquista no feminino foi em 2022, em Roma, com Ana Patrícia e Duda, que desta vez caíram nas oitavas de final em Adelaide. No masculino, o último ouro veio em 2017, em Viena, com Evandro e André.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista