Esportes

Espanha goleia Geórgia, mantém 100% e fica muito perto da Copa do Mundo

Seleção espanhola vence por 4 a 0 fora de casa, segue invicta e só uma combinação improvável pode tirar vaga direta no Mundial de 2026.

15/11/2025
Espanha goleia Geórgia, mantém 100% e fica muito perto da Copa do Mundo
- Foto: Reprodução / Instagram

A Espanha confirmou seu favoritismo e goleou a Geórgia por 4 a 0 neste sábado, em Tbilisi, mantendo a liderança do Grupo E das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026. Com 100% de aproveitamento, a equipe soma cinco vitórias, 19 gols marcados e nenhum sofrido. Apesar da campanha impecável, a vaga ainda não está matematicamente assegurada.

Mesmo com chances remotas, a seleção comandada por Luis de la Fuente ainda pode ser ultrapassada pela Turquia, que venceu a Bulgária, lanterna do grupo, por 2 a 0 e chegou aos 12 pontos. Espanhóis e turcos se enfrentam na terça-feira, no estádio La Cartuja, em Sevilha. Para garantir a vaga direta, a Turquia precisaria vencer e tirar uma diferença de 14 gols no saldo (19 a 5), ​​cenário considerado praticamente impossível pela imprensa espanhola.

Apesar dos desfalques e de jogar fora de casa, a Espanha impôs seu ritmo desde o início, com ampla posse de bola — chegando a 90% nos primeiros 10 minutos. A Geórgia tentou se defender formando duas linhas compactas, mas a estratégia não resistiu por muito tempo.

Aos 7 minutos, Ferran Torres recebeu em profundidade pela direita e cruzou para a área. Gocholeishvili tentou cortar, mas acabou tocando com a mão na bola. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado e Oyarzabal abriu o placar, deslocando o goleiro Mamardashvili.

O domínio espanhol se manteve e, aos 22 minutos, Fabián Ruiz fez ótima assistência para Zubimendi, que finalizou com precisão para ampliação. A Geórgia até tentou sair mais para o ataque, mas não ofereceu perigo ao gol de Unai Simón. Aos 34, Oyarzabal avançou pela esquerda e cruzou para Ferran Torres marcando o terceiro.

No segundo tempo, Kvaratskhelia, destaque da Geórgia, protagonizou algumas jogadas de efeito, mas a Espanha acelerou controlando a partida. O quarto gol veio aos 18 minutos, quando Oyarzabal, de cabeça, completou índices de Ferran Torres.

Com o resultado consolidado, o ritmo caiu nos minutos finais, mas ainda houve chances. Aos 42, a Geórgia quase descontou em lance que terminou com a bola na travessia após desvio de Llorente. Na sequência, Borja Iglesias perdeu ótima oportunidade para a Espanha.

Áustria vence Chipre e lidera o Grupo H

Também neste sábado, a Áustria confirmou o favoritismo ao bater o Chipre por 2 a 0 e se manter na liderança do Grupo H, agora com 18 pontos. O Chipre soma 8. Na última rodada, os austríacos recebem a Bósnia, que ainda podem perder a vaga caso tropece diante da Romênia, que busca a repescagem.

País de Gales sobreviveu à derrota do Liechtenstein

Jogando fora de casa, o País de Gales venceu Liechtenstein por 1 a 0, chegando aos 13 pontos, mesma pontuação da Macedônia do Norte no Grupo J, liderado pela Bélgica com 15. Na terça-feira, galeses e macedônios se enfrentam em Cardiff, enquanto a Bélgica busca garantir a vaga direta ao receber a lanterna Liechtenstein.