Esportes

Navio de carga de 600 anos é resgatado do fundo do mar na Coreia do Sul

Embarcação da dinastia Joseon, considerada patrimônio subaquático raro, foi encontrada com centenas de artefatos e documentos históricos

Por Sputnik Brasil 15/11/2025
Navio de carga de 600 anos é resgatado do fundo do mar na Coreia do Sul
Foto: © Foto / Pixabay / art_of_pboesken

Um navio de carga da dinastia Joseon, com cerca de 600 anos, foi resgatado do fundo do mar na costa oeste da Coreia do Sul. Conhecido como Mado 4, o navio teria afundado por volta de 1420 e é considerado o único naufrágio da era Joseon com essa idade já encontrada.

De acordo com pesquisadores, o embarque foi localizado a cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Seul e é particularmente como um navio de transporte de grãos, um patrimônio subaquático valioso que revela detalhes até então conhecidos apenas por registros históricos, segundo o The History Blog.

O naufrágio foi identificado pela primeira vez em 2015, nas águas próximas à ilha de Taean. Desde então, arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa do Patrimônio Marítimo vasculharam o local e já recuperaram centenas de artesãos, incluindo 63 etiquetas de madeira com inscrições sobre o ponto de partida e o destino da carga.

Os registros indicam que o navio partiu de Naju, na província de Jeolla do Sul, transportando tributo e imposto de grãos para Gwangheungchang, em Hanyang — o escritório do governo responsável pelo pagamento dos funcionários, localizado no atual distrito de Mapo, em Seul.

Durante as pesquisas, o casco do navio reenterrado sob a areia para preservação. Em abril deste ano, o Instituto Nacional iniciou a recuperação do casco, concluída no mês passado, com o resgate de 107 componentes de madeira.

Atualmente, as peças de madeira passam por um processo de dessalinização no Museu Marítimo de Taean, enquanto parte dos artefatos já está em exposição ao público.