Esportes

Pesquisa da CBF aponta Flamengo com maior torcida do Brasil; São Paulo supera Palmeiras

Estudo revela perfil dos torcedores e mostra que sete em cada dez brasileiros acompanham futebol; Flamengo lidera preferência, seguido por Corinthians e São Paulo.

14/11/2025
Pesquisa da CBF aponta Flamengo com maior torcida do Brasil; São Paulo supera Palmeiras
- Foto: Reprodução

Uma pesquisa inédita realizada pela Nexus em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), divulgada nesta sexta-feira, 14, revela que sete em cada dez brasileiros costumam acompanhar partidas de futebol. Além disso, quase metade da população do país assiste a pelo menos um jogo por semana.

O levantamento aponta que, mesmo entre aqueles que não acompanham regularmente os campeonatos, 78% dos entrevistados declararam torcer para algum time nacional. Ou seja, até quem não se considera fã do esporte demonstra simpatia por uma equipe.

Entre os torcedores declarados, o Flamengo lidera com 26% da preferência nacional, seguido pelo Corinthians, com 19%. O São Paulo aparece em terceiro lugar, com 9%, à frente do Palmeiras, que tem 7%. O Vasco da Gama completa o ranking dos cinco primeiros, com 5%. Todos os clubes do topo são do Rio de Janeiro ou de São Paulo.

Na sequência, Internacional e Cruzeiro aparecem com 4% cada; Atlético Mineiro, Grêmio e Santos têm 3% cada; Botafogo, Bahia e Fluminense registram 2% cada. Os demais clubes brasileiros somam juntos os 11% restantes.

A pesquisa também revela que a maioria dos torcedores ainda é composta por homens (87%), mas as mulheres representam uma parcela significativa, com 69%. O público jovem, entre 16 e 24 anos, destaca-se, indicando uma mudança geracional no perfil das torcidas pelo país.

"De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte. Estamos buscando aperfeiçoar as experiências, conquistar o torcedor para que vá a campo acompanhar o espetáculo", afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.