Esportes

TV aberta lidera preferência dos brasileiros para assistir futebol, aponta pesquisa

Levantamento encomendado pela CBF revela que 61% dos torcedores acompanham jogos pela TV aberta; streaming ainda é opção minoritária

14/11/2025
TV aberta lidera preferência dos brasileiros para assistir futebol, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa Nexus, a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revelou que sete em cada dez brasileiros têm o hábito de acompanhar partidas de futebol, sendo a TV aberta o principal meio escolhido para assistir aos jogos.

De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados assistem a pelo menos um jogo por semana. Entre os meios de transmissão, a TV aberta lidera a preferência: 61% dos brasileiros acompanham ao menos uma partida por mês por esse canal. Outros 10% assistem algumas vezes por ano, enquanto 29% não acompanham futebol por essa mídia.

A TV por assinatura aparece em seguida, alcançando 38% dos espectadores mensais. Já os serviços de streaming são utilizados por 27% dos entrevistados para acompanhar partidas mensalmente. O rádio, por sua vez, é a escolha de apenas 10% do público. No total, 77% dos participantes afirmaram consumir futebol por algum desses meios.

O estudo também aponta que 78% dos entrevistados torcem para algum clube. Além disso, 41% dos brasileiros têm o hábito de acompanhar programas de debate esportivo e “mesas redondas”, seja pela televisão, rádio ou plataformas digitais.

Quanto à presença nos estádios, 19% dos brasileiros disseram frequentar arenas para assistir aos jogos presencialmente. Por outro lado, a maioria (59%) nunca foi a um estádio de futebol.

“De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte. Estamos buscando aperfeiçoar as experiências, conquistar o torcedor para que vá a campo acompanhar o espetáculo, se entreter, vivenciar a experiência social que é uma partida de futebol, que desperta paixões, emoções, une e agrega pessoas”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.

O dirigente ainda destacou a importância da modalidade e o envolvimento dos torcedores brasileiros: “Essa é a essência do esporte, que está na alma do brasileiro”, completou.