Esportes

Ancelotti destaca importância da defesa para buscar o hexa: 'Defender bem é fundamental'

Técnico italiano faz paralelo com a conquista do tetra em 1994 e reforça que organização defensiva será chave para o Brasil no Mundial de 2026

14/11/2025
Ancelotti destaca importância da defesa para buscar o hexa: 'Defender bem é fundamental'
Carlo Ancelotti. - Foto: Reprodução

Na véspera do amistoso contra o Senegal, o técnico Carlo Ancelotti ressaltou, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, em Londres, que o caminho para a conquista do hexa passa por uma defesa sólida e organizada.

Durante a conversa com os jornalistas, Ancelotti traçou um paralelo com o esquema adotado por Carlos Alberto Parreira na campanha vitoriosa do tetra, em 1994, nos Estados Unidos. Segundo o treinador, uma defesa bem estruturada será fundamental para alcançar o título na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

"A história da penúltima vitória da seleção em Copas do Mundo estava focada na defesa. Não gostava muito do jogo, mas lembro que em 1994 a equipe era muito sólida: duas linhas de quatro e Romário e Bebeto na frente. É um aspecto muito importante para o próximo Mundial. Uma boa defesa ajuda os jogadores de qualidade a fazer a diferença", destacou o treinador italiano.

O discurso de Ancelotti ocorre após a derrota do Brasil para o Japão, de virada, em amistoso recente. Após abrir vantagem de dois gols, a seleção brasileira foi surpreendida pelos adversários no segundo tempo e acabou derrotada por 3 a 2, resultado que levou o técnico a refletir sobre ajustes defensivos.

Este sábado marca a sétima partida de Ancelotti no comando da seleção, que enfrenta o Senegal às 13h (horário de Brasília). Sobre o esquema tático, ele afirmou que pretende manter a estratégia utilizada na vitória por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul.

"O que posso dizer é que vamos manter o mesmo sistema do jogo contra a Coreia. Todas as vezes que a equipe atuou com dois pivôs, as coisas saíram bem. É o melhor sistema, na minha opinião, com jogadores muito fortes na frente, mas não vamos descartar um esquema mais sólido atrás", explicou Ancelotti.

Questionado sobre a lista definitiva para o Mundial, o treinador ressaltou que ainda há indefinições e que a disputa por vagas segue acirrada. "Faltam algumas posições (para definir os escolhidos) e a disputa entre os candidatos é grande. A comissão técnica vai ter de observar até o último dia com dúvidas. A qualidade do jogador brasileiro é muito grande. Mas a ideia que eu tenho de convocação final é muito clara", completou.