Esportes

Oscar, do São Paulo, segue internado após diagnóstico de síncope vasovagal

Meia permanece em observação no Hospital Israelita Albert Einstein e realiza novos exames; clube reforça apoio ao atleta

13/11/2025
Oscar, do São Paulo, segue internado após diagnóstico de síncope vasovagal
Oscar Emboaba - Foto: Reprodução / Instagram

O meia Oscar, do São Paulo, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein após ser diagnosticado com síncope vasovagal. O clube atualizou o quadro de saúde do jogador na tarde desta quinta-feira (13), informando que o atleta está clinicamente estável e sob cuidados na unidade cardiológica.

De acordo com nota oficial do São Paulo, Oscar foi internado na última terça-feira (11) após apresentar alterações cardiológicas durante exames no SuperCT. Após extensa investigação médica, foi confirmada a síncope vasovagal, condição caracterizada por desmaios causados por uma reação exagerada do nervo vago, levando à queda súbita da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.

"O meio-campista Oscar segue internado no Einstein Hospital Israelita, onde deu entrada na tarde de terça-feira (11) após apresentar uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT. Extensa investigação realizada no hospital confirmou o diagnóstico de síncope vasovagal. Oscar segue clinicamente bem e estável, internado em unidade cardiológica e nesta sexta-feira realizará estudo eletrofisiológico", diz o comunicado do clube.

Oscar passou mal e chegou a desmaiar durante uma bateria de exames físicos que já faziam parte do planejamento para a temporada de 2026. Profissionais da equipe médica estavam presentes no momento do incidente e o jogador foi prontamente encaminhado ao hospital.

Na quarta-feira, Oscar se pronunciou nas redes sociais, demonstrando otimismo quanto à recuperação: "Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser", escreveu no Instagram.

Após o episódio, o meia, que tem contrato com o São Paulo até 2027, chegou a cogitar a possibilidade de aposentadoria. O diretor de futebol do clube, Carlos Belmonte, comentou sobre a situação: "Nesse momento, a única coisa que a gente pensa é que o Oscar esteja bem. Depois, vamos ter outras preocupações", afirmou após o sorteio do Paulistão 2026.

Belmonte reforçou o apoio ao atleta: "Se o Oscar estiver bem e apto a jogar, contamos com ele em 2026. Se não estiver bem ou optar por parar, vamos apoiar a decisão. O Oscar é um menino dedicado e merece todo o respeito. Se decidir parar, vamos negociar a saída".

Ao longo do ano, Oscar, afastado desde 19 de julho, enfrentou uma série de lesões — a mais recente na panturrilha esquerda. Havia expectativa de retorno no clássico contra o Corinthians, no dia 20, na Neo Química Arena. Em 2025, o meia disputou 21 partidas pelo São Paulo e marcou dois gols.