Esportes
COB lança curso para combater manipulação de resultados no esporte
Iniciativa inédita do Comitê Olímpico do Brasil visa conscientizar atletas e profissionais sobre riscos e prevenção de fraudes em competições
Em resposta ao aumento dos casos de manipulação de resultados e à preocupação com a reputação do esporte de alto rendimento, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta quarta-feira, o curso "Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável". A iniciativa reforça o compromisso com o jogo limpo e a integridade esportiva.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso é direcionado a atletas, treinadores, árbitros e demais profissionais envolvidos no universo esportivo. O conteúdo aborda práticas de prevenção, riscos e consequências da manipulação de resultados, além de orientar sobre como se proteger de abordagens indevidas.
"O Fórum Esporte Seguro de 2025 é um marco importante para proteger a integridade e os valores do esporte contra a manipulação de resultados. A principal estratégia para combater essa ameaça global é a informação e conscientização e, nesse sentido, estamos lançando o novo curso de combate à manipulação de resultados", destacou Sebastian Pereira, gerente-executivo de Educação e Fomento do COB, durante o evento de lançamento.
O Fórum reuniu autoridades, dirigentes, atletas e especialistas para debater formas de prevenir e combater a manipulação de resultados no contexto esportivo brasileiro.
"A manipulação de resultados é uma realidade. Atletas, árbitros, treinadores e integrantes de comissões técnicas podem ser abordados a qualquer momento. Por isso, iniciativas de prevenção são fundamentais. Tanto o Fórum Esporte Seguro quanto o curso são essenciais para promover conscientização. O acesso à informação e o entendimento das consequências são o primeiro passo para evitar desvios", reforçou Sebastian Pereira.
O curso, com duração de uma hora, está disponível online, de forma gratuita, na plataforma do IOB. Interessados podem acessar pelo endereço https://www.cob.org.br/cultura-educacao/cursos-do-iob.
"Ao capacitar atletas, treinadores, árbitros e demais profissionais do esporte, transformamos esses agentes na primeira linha de defesa para garantir um esporte justo e inspirador para as próximas gerações, em alinhamento com os valores olímpicos", concluiu Sebastian.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido