Esportes

Uma jovem seleção brasileira inicia sua jornada rumo à Copa do Mundo de 2027 contra a Inglaterra.

12/11/2025
Uma jovem seleção brasileira inicia sua jornada rumo   à Copa do Mundo de 2027 contra a Inglaterra.
- Foto: Reprodução / Instagram

É difícil encontrar alguém que, independentemente do lugar do mundo, não conheça o envolvimento dos brasileiros com o futebol. A seleção “canarinho”, como é conhecida, roubou a cena do futebol mundial por muitos anos. Além de ser a que mais vezes foi campeã da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi a responsável por apresentar para o mundo jogadores lendários e inesquecíveis, como é o caso de Pelé, considerado até hoje o maior jogador do futebol mundial.

No entanto, a seleção principal, masculina, não é a única que faz sucesso ao representar o Brasil. A seleção feminina, também. Embora este esporte ainda esteja em crescimento e em consolidação, as jogadoras brasileiras levam, com orgulho, o legado que o futebol masculino construiu ao longo de gerações. Jovem e promissora, essa seleção já está se organizando para a Copa do Mundo da Fifa de Futebol Feminino, marcada para 2027, justamente em solo Brasileiro. O desafio, agora, é conquistar o protagonismo, formar novas estrelas e reconstruir a identidade dos times em campo. Para as torcidas, a expectativa é de que as jogadoras do futebol feminino consigam fazer o que a seleção masculina não conseguiu: tornar-se campeã mundial, em uma copa disputada no próprio território brasileiro. Saiba mais sobre isso, sobre as expectativas e sobre a preparação do time a seguir.

Cenário atual e contexto da Seleção Brasileira feminina

O fato do Brasil ser o país sede da Copa do Mundo de 2027 traz ainda mais significado para todo o desempenho da seleção dentro e fora dos campos. Jogar em casa, com torcida e estádios conhecidos, traz ainda mais motivação e, também, responsabilidade. Agora, as torcidas estarão ainda mais próximas, torcendo, vibrando, mas também, cobrando por bons desempenhos. Afinal, ninguém gostaria que a seleção feminina passasse por pontos críticos como foi a derrota do Brasil para a Alemanha, por 7x1, durante a Copa do Mundo de 2014, que foi realizada no Brasil.

Apesar da seleção feminina ser consagrada no futebol mundial, ela ainda não conquistou nenhuma Copa do Mundo. Porém, isso não faz dela inferior no quesito revelação de talentos. Jogadoras como Marta, fizeram história no futebol mundial e se consagraram, não somente por seus resultados, mas também por toda a sua mentalidade, estilo de jogo e estrutura dentro dos campos.

Os embates contra adversários clássicos

Recentemente, o Brasil fez bonito em uma disputa contra a Inglaterra. Em um jogo cheio de expectativas, que movimentou as torcidas e até o mercado de apostas desportivas online, a seleção Brasileira saiu vencedora e fez bonito em campo. Mesmo com uma jogadora a menos em campo, a seleção brasileira mostrou para o mundo todo que está em uma preparação bastante avançada para as próximas disputas. Ainda que a partida tenha sido apenas um amistoso, ela já revela muito sobre a garra e a determinação das atletas em torno dos resultados almejados – sejam eles quais forem.

Para o Brasil, um jogo como este simula como uma espécie de laboratório. É possível entender as oportunidades, as forças e as fraquezas. Além disso, é um bom momento de testar o entrosamento das equipes, identificando a maturidade das jogadoras e testando também como se comportam contra adversárias de peso.

Perspectivas futuras

Apesar de um certo otimismo que paira no ar, certamente ainda existem grandes desafios até a realização da Copa. A seleção vai precisar trabalhar duro para preparar sua equipe, mesmo quando não existirem muitos recursos. Além disso, as barreiras sociais precisarão ser levadas em conta, e estratégias para isso devem ser traçadas para que as jogadoras possam participar de forma ostensiva, com chances reais de conquistar o título em 2027. Com uma concorrência que cresce e está cada vez mais preparada, há urgência de que se construa uma estratégia com muita solidez e constância.

Conclusão: uma grande responsabilidade e muita expectativa pela frente

Como anfitriã da Copa, a seleção tem um papel simbólico, principalmente no que diz respeito a inspiração das novas gerações. Hoje, é crucial que o desempenho das jogadoras seja um verdadeiro trampolim para anos de protagonismo – assim como fez contra a Inglaterra. Embora o sonho seja claro, vencer e levar o troféu em 2027, é saudável que outras metas sejam traçadas, principalmente no que diz respeito à consolidação do grupo e na construção de uma seleção robusta e segura de si. Assim, todos ganham: jogadores motivados, equipes técnicas confiantes e torcedores felizes. Que venham os próximos jogos e que venha 2027!