Esportes

Stefani e Babos conquistam terceira vitória seguida e levam Brasil à inédita final do WTA Finals

Dupla supera favoritas e garante presença histórica na decisão em Riad; país pode conquistar primeiro título feminino no torneio

07/11/2025
Stefani e Babos conquistam terceira vitória seguida e levam Brasil à inédita final do WTA Finals
Stefani e Babos conquistam terceira vitória seguida e levam Brasil à inédita final do WTA Finals - Foto: Reprodução / Instagram

O WTA Finals é realizado desde 1972 e, ao longo de mais de cinco décadas, nenhuma brasileira havia chegado à decisão do torneio, seja em simples ou duplas. Nesta sexta-feira, em Riad, Luisa Stefani quebrou esse tabu ao avançar para a final inédita ao lado da húngara Timea Babos, marcando um momento histórico para o tênis nacional.

Stefani e Babos garantiram a vaga na decisão deste sábado (às 10h, horário de Brasília) ao derrotarem a dupla número 6 do mundo, formada por Jelena Ostapenko, da Letônia, e Hsieh Su-wei, de Taiwan. As parciais foram 6/4 e 7/5, em sets diretos, consolidando a terceira vitória consecutiva da parceria na competição, que reúne as oito melhores duplas do planeta.

Agora, o último desafio na busca pelo quinto título da temporada — a mais vitoriosa da carreira de Stefani — será diante das vencedoras do confronto entre Elise Mertens (Bélgica) e Veronika Kudermetova (Rússia), dupla quarta do ranking, contra Taylor Townsend (Estados Unidos) e Katerina Siniakova (República Tcheca), segunda colocada. Juntas, Stefani e Babos já levantaram os troféus dos WTAs 500 de Linz (Áustria), Tóquio (Japão) e Estrasburgo (França), além do SP Open, torneio de nível 250.

A vitória foi selada após um saque potente de Babos e uma devolução na rede. Assim como na semifinal, a comemoração veio com um abraço caloroso entre as atletas e a brasileira correndo para celebrar com a comissão técnica e a torcida.

“Estou muito orgulhosa de nós. Foi uma partida muito dura, de muita luta no placar, um tipo de jogo diferente do que estávamos jogando nos últimos dias, um time diferente, elas têm ritmos e estilos distintos, mas nos mantivemos perto no placar, nos puxamos como um time no torneio todo até aqui. Estou muito orgulhosa por ter avançado”, celebrou Stefani.

O Brasil já disputou três finais no Finals, mas todas no masculino. Marcelo Melo foi vice-campeão de duplas em 2014 e 2017, enquanto Gustavo Kuerten conquistou o título de simples em 2000, na edição realizada em Lisboa, Portugal.