Esportes
Oswaldo de Oliveira faz mea-culpa, explica polêmica com Ancelotti e reafirma: 'Não vou me desculpar'
Técnico reconhece timing inadequado ao defender treinadores brasileiros, mas mantém sua opinião e destaca respeito a Ancelotti
O técnico Oswaldo de Oliveira voltou a se manifestar sobre a polêmica envolvendo suas declarações diante do treinador da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti. Durante o Segundo Fórum Brasileiro de Treinadores de Futebol, realizado na última terça-feira, Oswaldo defendeu a ideia de que a seleção nacional deveria ser comandada por um técnico brasileiro. As declarações foram feitas na presença de Ancelotti, que participava do evento.
Em vídeo publicado no Instagram, Oswaldo de Oliveira fez um mea-culpa e reconheceu que o momento escolhido para abordar o tema foi "inoportuno". No entanto, reforçou que não pretende pedir desculpas pelo ocorrido.
"A minha frase foi: 'Eu quero que o Ancelotti tenha muita boa sorte na Copa do Mundo, que nos traga o título e que depois, quando ele deixar a seleção brasileira, que novamente um treinador brasileiro assuma o cargo'. Foi exatamente isso o que eu disse. Claro, o momento foi inoportuno, porque eu quis valorizar com a minha fala o treinador brasileiro. Eu não sou contra a presença do treinador estrangeiro, mas a minha preferência é que o treinador da seleção brasileira, especialmente, seja um brasileiro. Não vou me desculpar por algo que eu não falei", declarou Oswaldo no vídeo.
O treinador enfatizou que não se opõe à presença de estrangeiros no futebol nacional, lembrando que já comandou equipes no Catar e no Japão. Oswaldo, inclusive, elogiou Carlo Ancelotti, chamando-o de "melhor do mundo", e afirmou que torceu para o italiano assumir o comando da seleção brasileira na ausência de um nome brasileiro.
Oswaldo de Oliveira também fez um desabafo ao comentar as críticas direcionadas aos técnicos brasileiros. "Nós, treinadores brasileiros, temos sido muito criticados e desprestigiados. Algumas coisas aconteceram que desfavoreceram os nossos treinadores. Acho as críticas demasiadas infundadas diante de uma frase que é uma convicção minha. Essas críticas têm sido agressivas e pejorativas. Qual é o problema de eu achar que a seleção brasileira tem que ser dirigida por um treinador brasileiro?", questionou.
Em nota, a Federação Brasileira de Treinadores, organizadora do evento na sede da CBF, repudiou as declarações feitas por Oswaldo de Oliveira. No mesmo evento, o técnico e ex-goleiro Emerson Leão também protagonizou polêmica envolvendo Carlo Ancelotti.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado