Esportes
Luisa Stefani faz história e alcança semifinal inédita no WTA Finals
Tenista brasileira, ao lado da húngara Timea Babos, supera favoritas e se torna a primeira do país a disputar uma semifinal do torneio
"Eu nunca estive preparada para voltar para casa." Com essa frase, Luisa Stefani celebrou a histórica virada sobre as atuais campeãs para se tornar a primeira brasileira a alcançar uma semifinal do WTA Finals. Ao lado da húngara Timea Babos, a número 1 do Brasil em duplas fez história em Riad, na Arábia Saudita, ao vencer por 2/6, 7/5 e 10/5, após 1h41 de partida.
A fala de Stefani se justifica pelo favoritismo da dupla adversária: a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, atuais campeãs do torneio e vencedoras do US Open. Após derrota na estreia, Stefani e Babos se recuperaram na segunda rodada e precisavam da vitória para avançar.
O início do confronto foi complicado, com as rivais quebrando o serviço duas vezes seguidas e abrindo 5 a 1. Sem forças para reagir, Stefani e Babos perderam o primeiro set por 6 a 2.
No segundo set, o desafio continuou. As adversárias quebraram novamente para fazer 3 a 2, mas a dupla brasileira e húngara devolveu a quebra, perdeu novamente o saque, mas reagiu de imediato. Após empate em 4 a 4, trocaram pontos até 6 a 5, quando Stefani e Babos conseguiram novo break e fecharam em 7 a 5.
A decisão foi para o super tie-break, e Stefani e Babos lideraram do início ao fim. Com um smash das adversárias na rede, fecharam em 10 a 5. A húngara comemorou com um abraço caloroso na brasileira, celebrando a inédita vaga na semifinal.
"Eu nunca estive preparada para voltar para casa. Isso não funciona no tênis, precisávamos lutar e foi isso o que fizemos. Teve um ponto decisivo no segundo set onde salvamos algumas bolas, muita energia, acabamos quebradas a seguir, mas o momento mudou para mim e para nós também", afirmou Stefani.
A virada foi construída após uma conversa entre as atletas em quadra. "Disse à Timea que havia um motivo para ela já ter vencido esse torneio três vezes, e no final ela jogou demais. Tivemos um grande esforço de equipe para vencer essa partida", completou, após duas derrotas seguidas para as mesmas adversárias. "São rivais duras, havíamos perdido dois jogos para elas, mas lutamos e estamos orgulhosas."
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado