Esportes

Yamal evita derrota do Barcelona em empate dramático com o Brugge

Atacante brilha em noite de falhas defensivas e salva o time catalão de vexame na Bélgica

05/11/2025
Yamal evita derrota do Barcelona em empate dramático com o Brugge
- Foto: Reprodução / Instagram

Lamine Yamal foi o nome do jogo no empate por 3 a 3 entre Barcelona e Club Brugge, nesta quarta-feira, pela Champions League. O jovem atacante catalão, alvo de provocações constantes da torcida belga, mostrou personalidade e foi decisivo ao participar dos dois gols finais, evitando uma derrota em noite marcada por graves falhas defensivas do Barça.

Após ter sido ironizado no clássico contra o Real Madrid, Yamal voltou a ser provocado desta vez fora de casa, mas respondeu em campo. Apesar de desperdiçar uma grande chance quando o Barcelona perdia por 2 a 1, o atacante não se abateu: em bela jogada individual, empatou o jogo e comemorou exibindo o escudo do clube diante dos torcedores rivais. O Brugge voltou a ficar à frente, mas Yamal participou do terceiro gol catalão, ao cruzar uma bola que desviou em Tzolis e foi para as redes — o jovem chegou a pedir a autoria do gol ao árbitro.

Sem Raphinha, lesionado, e com Lewandowski começando no banco — entrou apenas no fim —, o Barcelona dependia quase exclusivamente das jogadas individuais de Yamal. Apesar do talento do camisa 27, as falhas defensivas custaram dois pontos importantes e mantiveram o time fora do G-8, zona de classificação direta às oitavas de final.

Mesmo jogando em casa, o Brugge optou por uma postura defensiva, apostando nos contra-ataques. Logo aos cinco minutos, Forbs cruzou da direita e Tresoldi completou para o gol, em lance validado pelo VAR. A resposta do Barcelona foi rápida: Fermin López encontrou Ferran Torres, que empatou aos sete minutos.

O Barcelona, porém, mostrava desorganização e vulnerabilidade defensiva, abrindo espaços para o veloz ataque belga. Em novo contra-ataque, Forbs recebeu de frente para Szczesny e recolocou o Brugge em vantagem. Yamal, sempre vaiado, ainda deu bom passe para Koundé, que acertou o travessão, e criou outras oportunidades, mas sem êxito dos companheiros.

No segundo tempo, o jogo seguiu aberto. Szczesny salvou o Barcelona em mais uma chegada do Brugge, enquanto Yamal perdeu uma chance clara ao finalizar em cima de Jackers. Na sequência, porém, brilhou: driblou dois adversários, recebeu de letra de Fermín e empatou o jogo novamente, provocando a torcida local.

O alívio durou pouco. O Brugge respondeu imediatamente, com Forbs recebendo lançamento longo e marcando o terceiro com uma cavadinha. O atacante ainda tentou cavar um pênalti, mas o VAR anulou a marcação da arbitragem.

Sem desistir, o Barcelona buscou novo empate. Yamal tentou cruzar para a área, a bola desviou em Tzolis e entrou, garantindo o 3 a 3. Nos acréscimos, o VAR ainda anulou o que seria o quarto gol dos donos da casa por falta em Szczesny.

A Champions League retorna em três semanas, após a Data Fifa. O Barcelona terá pela frente o Chelsea, atual campeão mundial, em um duelo que promete ser decisivo para as pretensões de ambos na competição.

Demais resultados:

Qarabag 2 x 2 Chelsea

Pafos 1 x 0 Villarreal

Ajax 0 x 3 Galatasaray

Benfica 0 x 1 Bayer Leverkusen

Inter de Milão 2 x 1 Kairat Almaty

Manchester City 4 x 1 Borussia Dortmund

Olympique de Marselha 0 x 1 Atalanta

Newcastle 2 x 0 Athletic de Bilbao