Esportes
Swiatek é eliminada por Anisimova na fase de grupos pelo segundo ano consecutivo
Polonesa sofre nova virada, se despede do torneio e vê rival norte-americana avançar às semifinais após confronto emocionante
A derrota acachapante na final de Wimbledon, por duplo 6/0, serviu de motivação para Amanda Anisimova. Naquela ocasião, a norte-americana enfrentava Iga Swiatek pela primeira vez. Nesta quarta-feira, no terceiro duelo entre as tenistas em 2025, Anisimova voltou a levar a melhor: venceu de virada por 6/7 (3/7), 6/4 e 6/2, garantindo vaga nas semifinais do WTA Finals e eliminando uma das favoritas ao título.
Assim como em 2024, Swiatek se despede do torneio ainda na fase de grupos. Depois de uma estreia tranquila diante de Madison Keys, a polonesa voltou a demonstrar instabilidade em partidas decididas no terceiro set. Ela já havia sofrido uma virada diante de Elena Rybakina — levando um 'pneu' no set decisivo — e, novamente, não conseguiu manter o ritmo na parcial final desta quarta-feira.
Apesar do revés, Swiatek encerra a temporada com três títulos importantes: além do Grand Slam de Wimbledon, conquistou os troféus de Cincinnati e Seul. No entanto, não conseguiu repetir as atuações dominantes que a levaram ao topo do ranking, agora ocupado por Aryna Sabalenka.
Por sua vez, Anisimova avança às semifinais do Grupo Serena Williams, ao lado de Elena Rybakina, e segue colecionando grandes resultados na temporada. Com a vitória sobre Swiatek, ela chegou a 10 triunfos contra jogadoras do top 10 em 2025, somando 47 vitórias no ano.
A virada diante da polonesa teve um incentivo especial. "Minha mãe sempre me lembra que venci muitos jogos de três sets este ano e que sou forte, que eu consigo. Pensei muito nisso hoje, porque foi realmente difícil contra a Iga", revelou Anisimova.
Swiatek não escondeu a frustração após a eliminação precoce, a segunda consecutiva após o título de 2023. "Sinceramente, fiz tudo o que pude hoje, então não me arrependo de nada. Estava realmente concentrada, com uma mentalidade positiva. Lutei e não desisti, mas não foi suficiente, o que me deixa triste", lamentou. "Quando você faz tudo e ainda assim não é o bastante, significa que precisa melhorar seu tênis."
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas