Esportes
Fifa cria Prêmio da Paz a ser entregue no sorteio da Copa do Mundo em Washington
Honraria reconhecerá iniciativas de pacificação e será concedida anualmente a partir de 2024
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (5) a criação do Prêmio da Paz da Fifa, que será entregue durante o sorteio da Copa do Mundo, marcado para 5 de dezembro em Washington, nos Estados Unidos. A nova honraria tem como objetivo reconhecer pessoas ou instituições que, por meio de ações excepcionais em prol da pacificação, contribuíram para unir povos ao redor do mundo.
"Em um mundo cada vez mais instável e dividido, é essencial reconhecer as contribuições extraordinárias daqueles que trabalham incansavelmente para acabar com conflitos e unir as pessoas em um espírito de paz", destacou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em comunicado oficial.
O prêmio, que será entregue por Infantino já neste ano, passará a ser concedido anualmente, "em nome dos mais de 5 bilhões de pessoas que amam o futebol", conforme ressaltou a entidade. A Fifa enfatizou ainda que "o futebol é um símbolo da paz".
Nos bastidores, a relação entre a Fifa e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ser mencionada. Apesar de ter recebido apoio de aliados e líderes mundiais, Trump não foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz no mês passado. Ele e Infantino estavam programados para discursar em um evento não relacionado em Miami.
Recentemente, a Fifa estreitou os laços com a família Trump ao nomear Ivanka Trump, filha do ex-presidente, para o conselho de um projeto educacional financiado em parte pela venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, com um fundo de US$ 100 milhões.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas