Esportes

Oswaldo de Oliveira critica edições e reafirma preferência por técnico brasileiro na Seleção

Ex-treinador aponta manipulação em repercussão de fala sobre Ancelotti, mas destaca respeito ao italiano e defende nomes nacionais como Fernando Diniz e Dorival Júnior

05/11/2025
Oswaldo de Oliveira critica edições e reafirma preferência por técnico brasileiro na Seleção
Oswaldo de Oliveira - Foto: Reprodução / Instagram

O ex-técnico Oswaldo de Oliveira se manifestou após a repercussão de suas declarações durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), realizado na última terça-feira, 4. No evento, ele defendeu que a Seleção Brasileira seja comandada por um treinador do país. O atual técnico da equipe nacional, o italiano Carlo Ancelotti, estava presente no encontro.

“O grande problema são as edições mal-intencionadas. Eu fiz um discurso de 12 minutos. A pergunta que me foi feita foi sobre a situação atual do treinador brasileiro, e eu sou defensor que os clubes e a seleção tenham técnicos brasileiros. Falei isso e, no final, disse que se tivesse que vir um estrangeiro, que seja o Ancelotti, que é um dos maiores de todos os tempos”, afirmou Oswaldo de Oliveira em entrevista ao Lance!.

O ex-técnico ainda acrescentou: “Espero que ele seja campeão da Copa do Mundo, e quando ele sair, que um brasileiro fique no lugar dele. Fernando Diniz é o melhor de todos. Dorival Júnior é excelente também”, declarou, ao ser questionado sobre os principais treinadores brasileiros em atividade.

A Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF) repudiou, na última terça-feira, o comentário de Oswaldo de Oliveira sobre técnicos estrangeiros, que teria deixado Ancelotti constrangido. Em nota, a entidade afirmou: “A FBTF considera inadmissível que um profissional que, ao longo de sua carreira, ocupou espaços relevantes no cenário nacional e internacional, utilize sua fala de maneira desequilibrada e ofensiva para desqualificar colegas de profissão e propagar discursos que desrespeitam o esforço coletivo de uma categoria”.

No mesmo evento, o técnico e ex-goleiro Emerson Leão também gerou polêmica ao declarar ser contrário à presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro.