Esportes

Neymar é dúvida para clássico contra o Palmeiras no Allianz Parque

Atacante pode ser poupado devido ao gramado sintético e ao recente retorno de lesão; decisão será tomada pela comissão técnica do Santos

04/11/2025
Neymar é dúvida para clássico contra o Palmeiras no Allianz Parque
Neymar - Foto: Reprodução / Instagram

Após se recuperar de uma lesão na coxa e retornar aos gramados, Neymar tem presença incerta no clássico desta quinta-feira contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Allianz Parque, estádio com gramado sintético, fator que preocupa o Santos quanto à condição física do camisa 10, conhecido crítico desse tipo de superfície.

A comissão técnica comandada por Juan Pablo Vojvoda ainda não definiu se o atacante estará à disposição. Depois do empate com o Fortaleza, em que Neymar voltou a jogar pela primeira vez desde setembro, o treinador argentino preferiu não garantir a presença do craque na relação para o duelo.

"Neymar passou por muitas batalhas. O melhor que pode fazer o técnico é escutá-lo. Sabemos a realidade do gramado sintético. Quero terminar esse ano com Neymar dentro do campo", afirmou Vojvoda.

O estafe do jogador e a diretoria santista vêm discutindo a situação nos últimos dias. Desde que retornou ao Brasil, Neymar atuou apenas uma vez em gramado sintético — justamente no jogo em que se lesionou, diante do Atlético-MG, na Arena MRV. O camisa 10 é um dos principais críticos do campo artificial no futebol brasileiro.

"Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em society é algo que incomoda qualquer jogador, independentemente das lesões", declarou Neymar em agosto. O Santos chegou a cogitar mandar partidas no Allianz Parque, mas recuou para preservar o atleta. Apenas um jogo do time alvinegro foi realizado no estádio do rival neste ano, contra o Ceará, pelo Brasileirão, mas Neymar estava lesionado e não atuou.

Neymar também liderou, em fevereiro, uma campanha dos atletas brasileiros contra o gramado sintético. Após o confronto com o Atlético-MG, voltou a criticar o terreno: "Comprovado... Sintético é uma m...", escreveu em suas redes sociais. Na ocasião, ele sofreu uma lesão grau 2 na coxa direita.

Apesar de ter pedido para ser relacionado contra o Fortaleza, a tendência é que Neymar não entre em campo no Allianz Parque, principalmente por não estar totalmente recuperado da lesão muscular. Isso pode levar o Santos a optar por sua preservação.

"Para atletas de elite e, principalmente, para quem retorna de lesão, o gramado natural é a opção mais segura, pois reduz o torque de giro, o impacto, a abrasão e o calor: quatro gatilhos clássicos para novas lesões", explica Rodrigo Santos, coordenador do Centro de Gramados Esportivos e Inovação da Itograss, empresa presente em 90% dos estádios e centros de treinamento das Séries A e B.

Por outro lado, o Santos precisa de força máxima na reta final do Brasileirão para evitar o rebaixamento. Com 33 pontos, a equipe ocupa a 16ª posição, apenas dois pontos à frente do Vitória, primeiro time na zona da degola. Neymar disputou 14 partidas nesta edição, com três gols marcados.

Com apenas um clássico desde o retorno ao Santos, Neymar tem contrato até dezembro. Segundo o presidente Marcelo Teixeira, a tendência é de que clube e atleta cheguem a um acordo para estender o vínculo até a Copa do Mundo de 2026.