Esportes

Ancelotti responde críticas de Leão e Oswaldo sobre técnicos estrangeiros: 'Volte um brasileiro'

Durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, técnico italiano comenta declarações de colegas brasileiros e defende união para fortalecer a categoria no país.

04/11/2025
Ancelotti responde críticas de Leão e Oswaldo sobre técnicos estrangeiros: 'Volte um brasileiro'
Carlo Ancelotti - Foto: Reprodução / Instagram

Um dia após anunciar sua quarta convocação à frente da seleção brasileira, Carlo Ancelotti foi alvo de críticas à presença de técnicos estrangeiros no futebol nacional. As declarações partiram de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira, durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), realizado na sede da CBF nesta terça-feira.

Dividindo o palco com outros profissionais, Leão foi direto: "Eu sempre disse que não gosto de técnicos estrangeiros no meu país e não mudo a opinião", afirmou. Em seguida, ponderou: "Antes eu falava que não suportaria treinadores estrangeiros. Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado: nós, treinadores, somos os responsáveis pela invasão de outros técnicos que não têm nada a ver com isso".

Em tom ainda mais enfático, Oswaldo de Oliveira manifestou o desejo de ver um brasileiro novamente no comando da seleção: "Tomara que cheguemos a ter treinadores brasileiros brilhando, dirigindo clubes. É claro, Ancelotti, depois de ser campeão, tomara que volte um brasileiro no comando". A observação arrancou um leve sorriso do técnico italiano.

O FBTF reúne treinadores para discutir o futuro do futebol brasileiro sob a ótica da categoria. O próprio Ancelotti também se pronunciou durante o evento: "É um prazer estar aqui com treinadores brasileiros e estar todos os dias na CBF", declarou.

Ancelotti ainda fez uma análise franca sobre o cenário atual: "A força do treinador brasileiro, tenho que ser honesto, não é tão forte. Uma das primeiras coisas que escutei e não entendo é por que o treinador brasileiro não pode treinar na Europa. Significa que a figura é um pouco fraca. É importante trabalharmos juntos para que a geração seja forte", refletiu.

O evento contou ainda com a presença de Arthur Elias, técnico da seleção feminina, além de nomes como Fernando Diniz, Eduardo Barroca e Alex entre os mais jovens. Treinadores consagrados também participaram, como Abel Braga, Hélio dos Anjos e Falcão.