Esportes
Palmeiras e Flamengo usarão uniformes principais na final em Lima
Conmebol autoriza ambos os clubes a entrarem em campo com suas camisas tradicionais na decisão do dia 29 de novembro; shorts e detalhes também foram definidos.
Palmeiras e Flamengo já sabem como entrarão em campo na final da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. Diferentemente da última decisão entre as equipes, em 2021, a Conmebol confirmou que ambos utilizarão seus uniformes principais: o tradicional verde para o Palmeiras e o rubro-negro para o Flamengo.
A confirmação foi feita pela confederação nesta segunda-feira, a menos de um mês do confronto decisivo. Por ter a melhor campanha, o Palmeiras já tinha garantido o direito de atuar com seu uniforme titular. O Flamengo, por sua vez, solicitou à Conmebol a liberação para usar sua camisa 1, em vez do uniforme branco, que foi utilizado no jogo de volta das quartas de final contra o River Plate.
Além das camisas, os shorts também foram definidos: o Palmeiras jogará de branco, enquanto o Flamengo usará o preto. Antes, o regulamento da Conmebol exigia que o "Time B" da final, com a pior campanha, atuasse com cores claras ou uniforme alternativo, caso o mandante jogasse com tons escuros. Essa regra foi retirada do regulamento, permitindo a escolha do Flamengo em consenso com a Conmebol.
Na semana da decisão, representantes da Conmebol, arbitragem e dos clubes se reunirão para alinhar os últimos detalhes. Caso seja identificado que os uniformes podem causar confusão visual, o Flamengo poderá ser obrigado a usar o uniforme alternativo. No entanto, isso é improvável, já que a mesma combinação foi utilizada nos dois confrontos entre os times pelo Campeonato Brasileiro deste ano, sem problemas de contraste.
O duelo reedita a final de 2021, vencida pelo Palmeiras por 2 a 1, em Montevidéu, quando o Flamengo foi obrigado a jogar de branco devido ao regulamento da época. O time rubro-negro conquistou o título no ano seguinte e, agora, um dos dois se tornará o primeiro clube brasileiro a alcançar quatro títulos da Libertadores.
Com a melhor campanha, o Palmeiras avançou com 100% de aproveitamento na fase de grupos e eliminou Universitário, River Plate e LDU — esta última em uma virada histórica: após perder por 3 a 0 em Quito, venceu por 4 a 0 no Allianz Parque, garantindo vaga na decisão.
O Flamengo teve uma trajetória mais irregular, classificando-se em segundo lugar no grupo, atrás da LDU. Nas fases eliminatórias, superou Internacional, Estudiantes (nos pênaltis) e Racing, este último após vitória no Rio e empate sem gols na Argentina, mesmo com um jogador a menos.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas