Esportes
Rybakina vira sobre Swiatek com 'pneu' e alcança inédita semifinal no WTA Finals
Casaque supera número 2 do mundo com atuação dominante em Riade e garante vaga antecipada entre as quatro melhores do torneio
								Elena Rybakina conquistou, em grande estilo, sua primeira vaga nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, realizado em Riade, na Arábia Saudita. A tenista casaque superou a polonesa Iga Swiatek nesta segunda-feira (4), virando o jogo e vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/0, em 1h37 de partida.
Após perder o primeiro set, Rybakina reagiu de forma magistral, dominando os dois sets seguintes. O triunfo, seu segundo no torneio, garantiu classificação antecipada graças à vitória de Amanda Anisimova sobre Madison Keys, resultado que definiu a disputa pela última vaga do grupo para a próxima rodada, em confronto direto entre Anisimova e Swiatek.
O retrospecto entre Rybakina e Swiatek agora soma cinco vitórias para a casaque em onze confrontos. Em 2023, porém, a polonesa havia levado a melhor nos quatro duelos anteriores.
Swiatek começou melhor a partida, abrindo 3 a 0 com uma quebra de serviço e controlando o ritmo para fechar o primeiro set em 6/3. Rybakina, que cometeu 17 erros não forçados na parcial inicial, não conseguiu reagir a tempo.
No segundo set, o cenário mudou. Rybakina foi mais agressiva, abriu vantagem de 3 a 0 e mostrou consistência, cedendo apenas seis pontos em seus games de saque. Aproveitando a queda de rendimento da adversária, fechou em 6/1 e empatou o confronto.
O terceiro set foi de domínio absoluto da casaque. Rybakina sacou com eficiência, anotou três aces e perdeu apenas três pontos em seus games de serviço. Swiatek seguiu cometendo muitos erros, sofreu três quebras e viu a rival aplicar um 'pneu' com 6/0, além de quase dobrar o número de winners: 20 a 12.
Campeã do WTA Finals em 2023, quando o torneio foi disputado no México, Swiatek agora luta para evitar a segunda eliminação consecutiva ainda na fase de grupos. No ano passado, mesmo vencendo Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, ficou em terceiro na chave devido ao saldo de sets, enquanto Krejcikova e Coco Gauff avançaram, com Gauff conquistando o título.
Na sequência da rodada, Amanda Anisimova também conseguiu uma virada diante da compatriota Madison Keys, que estava gripada, vencendo por 4/6, 6/3 e 6/2. Anisimova segue viva na disputa pela segunda vaga do grupo Serena Williams e enfrentará Swiatek na próxima quarta-feira. Já Rybakina tenta garantir a liderança da chave diante de Keys.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas