Esportes

Endrick descarta empréstimo para clubes ingleses e prioriza acerto com o Lyon

Atacante brasileiro não pode atuar na Inglaterra devido a trâmites de cidadania espanhola e vê clube francês como destino mais provável para empréstimo

03/11/2025
Endrick descarta empréstimo para clubes ingleses e prioriza acerto com o Lyon

Ter finalmente feito sua estreia pelo Real Madrid nesta temporada não significa que Endrick permanecerá no clube. O jovem astro brasileiro mantém o desejo de ser emprestado e, embora ainda não saiba qual será seu próximo destino, tem certeza de que não jogará no futebol inglês.

Endrick chegou a ser especulado por clubes da Premier League, mas não pode se transferir para a Inglaterra porque iniciou o processo para obter cidadania espanhola. Para isso, precisa residir na Espanha e não pode se ausentar da União Europeia por longos períodos.

Desde o Brexit, concluído em janeiro de 2020, o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia, o que impede Endrick de ser emprestado a clubes ingleses neste momento.

Segundo apuração do Estadão, o Lyon é o clube que mais avançou nas negociações para contar com o atacante. Os franceses já entraram em contato com o Real Madrid e receberam o aval de Endrick para seguir com as tratativas pelo empréstimo. As condições oferecidas pelo clube francês se destacaram, especialmente em comparação ao West Ham, que também demonstrou interesse na última temporada.

Quarto colocado da Ligue 1, o Lyon disputa a Liga Europa nesta temporada. Participar de uma competição europeia é um diferencial que pode convencer Endrick a trocar a Espanha pela França, mesmo sem a presença na Champions League em seu primeiro ano.

Nesta semana, o Real Madrid definiu que o empréstimo do atacante será, a princípio, por seis meses e sem custos, com parte do salário pago pelo próprio clube merengue. O estafe de Endrick busca um clube que ofereça minutos em campo e oportunidades como titular, algo que não tem acontecido sob o comando de Xabi Alonso.

Após 14 jogos de espera, Endrick finalmente estreou na temporada, entrando em campo por 14 minutos no duelo deste domingo contra o Valencia, quando o time já vencia por 4 a 0.

No Lyon, Endrick poderá ser comandado pelo técnico português Paulo Fonseca, que aprecia o futebol do atacante. A saída de Alexandre Lacazette e Georgess Mikautadze, referências ofensivas da equipe, deve facilitar a conquista de espaço e, em caso de boa adaptação, a titularidade do brasileiro.

A negociação, no entanto, só poderá ser oficializada a partir de janeiro, com a reabertura da janela de transferências. Até lá, o estafe do jogador segue aberto a novas propostas. Endrick ainda pode atuar sob o comando de Xabi Alonso, mas a tendência é que o cenário do empréstimo não sofra mudanças significativas, apesar do desejo do atleta de permanecer na Espanha.

Com Carlo Ancelotti, Endrick sentia que tinha espaço e confiança para se desenvolver no Real Madrid. No primeiro ano na Europa, ganhou minutos e chegou a se firmar como titular na Copa do Rei, sendo vice-artilheiro da competição com cinco gols. Com a chegada de Xabi Alonso, porém, a situação mudou.