Esportes

Santos enfrenta sequência contra os melhores ataques do campeonato e busca solidez defensiva

Equipe de Vojvoda sofre com fragilidade na defesa e terá pela frente Palmeiras, Flamengo e Mirassol nos próximos jogos

03/11/2025
Santos enfrenta sequência contra os melhores ataques do campeonato e busca solidez defensiva

O Santos vive um momento de preocupação no Brasileirão. Apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, o time vem de sete partidas consecutivas sofrendo gols e possui uma das defesas mais vulneráveis da competição — melhor apenas que a do Red Bull Bragantino e das quatro equipes que ocupam a zona da degola. Agora, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o desafio será ainda maior: nas próximas quatro rodadas, o Peixe enfrentará os melhores ataques do campeonato.

Desde a chegada de Vojvoda, o Santos só não foi vazado em sua estreia na Vila Belmiro, quando venceu o São Paulo por 1 a 0. No restante dos jogos, a equipe sofreu 11 gols em sete partidas, conquistando apenas uma vitória — 3 a 1 sobre o Corinthians. O retrospecto recente inclui derrotas para Ceará e Vitória, além de empates com Red Bull Bragantino, Grêmio, Botafogo e Fortaleza.

A instabilidade defensiva se tornou o principal problema para o treinador argentino, que não conseguiu manter a equipe sem sofrer gols nem mesmo diante de adversários da parte de baixo da tabela, como Vitória (derrota por 1 a 0 em casa) e Fortaleza (empate por 1 a 1 na Vila Belmiro). Agora, o Santos terá uma verdadeira prova de fogo contra os times mais ofensivos do Brasileirão.

Para complicar ainda mais a situação, Luan Peres está suspenso e desfalca o time na próxima quinta-feira, quando o Santos visita o Palmeiras, dono do segundo melhor ataque da competição, com 55 gols. Na sequência, o Peixe encara o Flamengo — que lidera o ranking de gols marcados, com 59 — e, depois, o Mirassol, terceiro ataque mais positivo, com 52 gols.

Alexis Duarte deve formar dupla de zaga com Adonis Frías, mas Vojvoda estuda reforçar a marcação no meio-campo para dar mais sustentação ao sistema defensivo. O treinador também pode contar com os retornos de Souza e, possivelmente, de Mayke nas laterais. Não está descartada a possibilidade de atuar com três zagueiros no Allianz Parque, com Willian Arão podendo ser improvisado no setor.