Esportes
Jannik Sinner conquista título inédito no Masters de Paris e volta ao topo do ranking
Italiano supera Felix Auger-Aliassime na final, chega ao quinto troféu de Masters 1000 e reassume liderança mundial após sete semanas
Após sete semanas afastado da liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Jannik Sinner está de volta ao topo. O italiano de 24 anos recuperou o posto neste domingo ao vencer o canadense Felix Auger-Aliassime por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/4), em 1h52min, na final do Masters 1000 de Paris.
O triunfo na Arena La Défense rendeu a Sinner seu primeiro título em Paris e o quinto troféu de Masters 1000 da carreira. Consistente ao longo da temporada, o italiano alcançou nove finais em 11 torneios disputados, conquistando cinco títulos e perdendo quatro, todas para Carlos Alcaraz. Em Paris, Sinner confirmou sua ótima fase: cedeu apenas 19 games em cinco partidas, coroando uma campanha irretocável.
“Estou muito feliz, sabia o quão importante era este jogo e que, com a vitória, eu seria o número um do mundo. Tem sido um ano incrível, com mais um título, independentemente do que aconteça em Turim”, afirmou Sinner, já projetando o ATP Finals. “Foi uma partida intensa, de poucas oportunidades, e a quebra no primeiro game fez a diferença. Precisamos aproveitar as pequenas chances que surgem.”
Mesmo com o vice-campeonato, Auger-Aliassime subirá para a oitava posição do ranking, ultrapassando Lorenzo Musetti por 90 pontos na disputa pela última vaga do ATP Finals, em Turim. O canadense tentará confirmar sua classificação no ATP 250 de Metz, enquanto Musetti buscará pontos no ATP 250 de Atenas.
No primeiro set da final, prevaleceu a consistência de Sinner, que acertou 93% dos pontos e cometeu apenas nove erros não forçados, contra 12 do adversário, que teve aproveitamento de 57% no primeiro serviço. Nervoso no início, Auger-Aliassime teve o saque quebrado logo no primeiro game — a única quebra da partida. O italiano administrou a vantagem até fechar em 6/4.
No segundo set, Sinner manteve o ritmo e chegou a ter dois break points, mas o canadense reagiu e confirmou o saque. Com um serviço potente, o italiano pouco foi ameaçado e pressionou o adversário, que salvou três break points no sétimo game e equilibrou a disputa com cinco aces na parcial.
A decisão foi ao tie-break, onde Sinner mostrou mais concentração, abriu 5/2 e, com uma paralela precisa, fechou em 7/4, selando a vitória por 2 a 0 e ampliando para 26 sua sequência de triunfos em quadras cobertas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas