Esportes

Santos arranca empate com gol desviado em jogo marcado pelo retorno de Neymar

Equipe santista empata em 1 a 1 com o Fortaleza na Vila Belmiro; Neymar volta após 50 dias e participa do gol de empate

01/11/2025
Santos arranca empate com gol desviado em jogo marcado pelo retorno de Neymar
- Foto: Raul Baretta / Santos FC

Em um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Brasileirão, Santos e Fortaleza ficaram no empate por 1 a 1 neste sábado (1º), em partida válida pela 31ª rodada. O grande destaque do jogo foi o retorno de Neymar após quase dois meses fora, participando da jogada que resultou no gol de empate santista.

O Fortaleza saiu na frente ainda no primeiro tempo, com Bareiro aproveitando cruzamento preciso de Breno Lopes para marcar aos 34 minutos. O time cearense, mesmo atuando fora de casa, foi superior na etapa inicial, explorando as fragilidades defensivas do Santos e criando as melhores oportunidades, especialmente pelos pés de Breno Lopes.

O Santos, por sua vez, mostrou dificuldades na marcação e pouco ameaçou o gol adversário. O cenário só começou a mudar na segunda etapa, quando o técnico Juan Pablo Vojvoda promoveu alterações e, aos 21 minutos, colocou Neymar em campo para delírio da torcida na Vila Belmiro. Esta foi a primeira aparição do camisa 10 desde o empate com o Atlético-MG, em 14 de agosto.

A expectativa era de que Neymar jogasse por poucos minutos, contrariando as recomendações médicas. Mesmo assim, o craque rapidamente buscou se envolver no jogo e, aos 28 minutos, participou da jogada do gol de empate: ele recebeu pela direita e acionou Adonis Frías, que cruzou; a bola desviou em Bruno Pacheco e enganou o goleiro Brenno, decretando o empate.

Após o gol, o Santos cresceu em campo e passou a pressionar o Fortaleza, mas a equipe visitante não se abateu e seguiu buscando o ataque. Moisés quase fez um golaço, mas parou em boa defesa de Brazão. Nos acréscimos, Neymar ainda teve a chance de virar o placar em cobrança de falta, mas a bola passou perto da trave.

Com o resultado, o Santos chega aos 33 pontos, permanecendo próximo da zona de rebaixamento, enquanto o Fortaleza soma 28 pontos e segue em situação delicada, ocupando a 18ª posição. Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque, enquanto o Fortaleza faz o clássico contra o Ceará no Castelão, ambos na quinta-feira (6).

Ficha técnica

Santos 1 x 1 Fortaleza

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt (Willian Arão), Zé Rafael e Victor Hugo (Neymar); Barreal (Robinho Jr), Rollheiser (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fortaleza: Brenno; Mancuso (Tinga), Brítez, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Pierre (Pablo Roberto), Lucas Sasha e Pochettino (Diogo Barbosa); Herrera (Yago Pikachu), Breno Lopes e Bareiro (Moisés). Técnico: Martín Palermo.

Gols: Bareiro, aos 34 minutos do primeiro tempo; Adonis Frías (contra, desvio em Bruno Pacheco), aos 28 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: João Schmidt, Lautaro Díaz, Adonis Frías, Luan Peres (Santos); Brítez, Pochettino (Fortaleza).

Árbitro: Anderson Daronco (RS).

Público: 13.356 torcedores.

Renda: R$ 743.510,50.

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).