Esportes
Cientistas revelam armadura sagrada e templo medieval da civilização turaniana no Uzbequistão
Descoberta em Kanka lança nova luz sobre rituais, metalurgia e tradições militares da antiga Turan, importante centro da Rota da Seda.
Arqueólogos no Uzbequistão descobriram os vestígios de um templo e fragmentos de armadura datados do início da Idade Média, no sítio arqueológico de Kanka, na região de Tashkent. O local foi um dos principais centros da civilização turaniana, segundo o portal Arkeonews.
A descoberta, que remonta aos séculos V a VII d.C., oferece novos insights sobre as tradições espirituais e militares das antigas culturas turcas da Ásia Central.
“Durante escavações recentes, pesquisadores [...] descobriram um complexo de templos construído em tijolos de barro e decorado com relevos esculpidos. Sob um arco memorial, eles encontraram fragmentos de uma armadura de metal – incluindo placas lamelares e acessórios rebitados – cuidadosamente colocados dentro dos estratos inferiores do templo”, destaca o artigo.

De acordo com os arqueólogos, Kanka é considerado um dos centros urbanos mais significativos de Turan – antiga esfera cultural que se estendia por grande parte da Ásia Central. Fundada por volta do século III a.C. nas proximidades de Akkurgan, a cidade floresceu por mais de um milênio como um oásis fortificado na Rota da Seda, conectando Sogdiana, Bactria e as estepes.
Análises preliminares sugerem que os objetos encontrados em Kanka podem ter sido oferendas ritualísticas, e não vestígios de batalha.
Na antiguidade, era comum dedicar aos templos as melhores criações, e a armadura descoberta pode ter sido um presente de um ferreiro em ato de devoção.
Achados anteriores já haviam revelado armaduras cerimoniais e equipamentos de cavalo em locais religiosos, evidenciando uma tradição ritual associada ao artesanato militar.
Desde 2021, as escavações em Kanka vêm revelando equipamentos e armas que destacam o papel da cavalaria na cultura militar turca antiga.

A associação do templo com a guerra reflete uma visão espiritualizada do conflito, em que armas e armaduras eram consideradas portadoras de poder sagrado.
O local deverá ser transformado em parque arqueológico, com o objetivo de educar o público sobre a evolução histórica de Kanka e sua identidade turca medieval.
Por fim, as análises laboratoriais indicam que o metal utilizado na armadura é aço de alta qualidade, evidenciando uma tradição metalúrgica avançada para o período.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas