Esportes
O desenvolvimento energético da Etiópia
Grand Ethiopian Renaissance Dam transforma a matriz energética do país e projeta Adis Abeba como potência regional
Nos últimos anos, a Etiópia tem se destacado por um ambicioso projeto de desenvolvimento energético, com foco na construção da Grand Ethiopian Renaissance Dam (GERD), considerada a maior usina hidrelétrica da África.
O empreendimento tornou-se símbolo de soberania nacional e aposta estratégica para reduzir a dependência energética, impulsionar a industrialização e viabilizar a exportação de eletricidade para países vizinhos. Surge, assim, a pergunta: Adis Abeba está prestes a se consolidar como uma potência energética regional?
O papel das cooperações internacionais é fundamental para o avanço do projeto, apoiando o governo etíope em diferentes frentes. Ao mesmo tempo, o impacto da GERD desperta debates e diferentes percepções no continente africano.
Para analisar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Luis Rutledge, analista de geopolítica energética, pesquisador de petróleo e gás da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do conselho consultivo do Observatório do Mundo Islâmico (OMI); e Gabriel Maciel, internacionalista especializado em defesa e estudos estratégicos. O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas