Esportes
Alan Franco marca o gol mais rápido do Brasileirão e o Atlético-MG vence o Ceará
Com um gol relâmpago de Alan Franco, marcado aos 23 segundos do primeiro tempo, o Atlético-MG venceu por 1 a 0 o Ceará, neste sábado, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este é o gol mais rápido da competição, superando a marca de Alesson, do Mirassol, que na semana passada abriu o placar em cima do São Paulo, logo aos 35 segundos.
Esta vitória dá um 'refresco' ao tempo mineiro, ainda em posições propostas, com 36 pontos, e que vinha de derrota por 1 a 0 para o Corinthians, em São Paulo. Ela também serviu para dar moral ao tempo no jogo decisivo contra o Independiente del Valle-QUE, na próxima terça-feira, em casa, decidindo uma vaga na final da Copa Sul-Americana. Na idade, houve empate por 1 a 1, portanto, uma vitória simples deixará o Atlético na final.
De olho na final da Sul-Americana, o técnico Jorge Sampaoli controlou bem a 'minutagem' de seus jogadores. Desta forma, poupou alguns considerados titulares.
A derrota, porém, deixou o Ceará numa situação incômoda, porque continua com 35 pontos e vê cada vez mais perto dos tempos ameaçados pelo rebaixamento. Na rodada anterior, os cearenses perderam por 2 a 0 para o Botafogo, em Fortaleza (CE).
Nem o mais otimista torcedor atleticano imaginava que o gol sairia tão rápido. Mesmo porque a bola saiu com o Ceará, mas o pelotão acabou se recuperando no meio-campo e ficou com Gustavo Scarpa. Ele ligou Dudu no lado esquerdo do ataque que, rapidamente, entrou na grande área. Como foi marcado ele rolou para trás para o chute de frente de Alan Franco: 1 a 0.
Esta vantagem gerou tranquilidade ao Atlético, que passou a trocar passes. Mas encontrei o Ceará bem articulado no meio-campo e chegando ao ataque em bolsas elevadas na área. Nestas últimas, Pedro Raul apareceu nas costas dos defensores e ficou de frente com o goleiro Everson, que fechou o ângulo e fez grande defesa, aos 28 minutos. O visitante também assustou num chute de Vina, que bateu de frente da área, mas isolou a bola por cima do travessão.
No segundo tempo, o Ceará voltou com mais intensidade. Tanto que, em poucos minutos, o técnico Jorge Sampaoli passou a utilizar suas opções no banco. Guilherme Arana entrou na lateral no lugar de Caio Paulista e Bernard substituiu Dudu no ataque.
Com o Ceará mais no ataque em busca do empate, o Atlético ganhou espaços para explorar os contra-ataques. Mas não posso aproveitar para ampliar o cartaz. A consequência disso foi o esperado sufoco nos minutos finais, com Everson garantindo a vitória com duas boas defesas.
Pelo Brasileirão, o Atlético-MG volta a campo no dia 2 de novembro (domingo) diante do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O Ceará jogou antes, na próxima quarta-feira diante do Fluminense, no Rio, em jogo adiado da 12ª rodada, quando o time carioca disputou a Copa do Mundo de Clubes.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 CEARÁ
ATLÉTICO-MG – Everson; Vitor Hugo, Iván Ramón e Júnior Alonso; Natanael, Alan Franco, Gustavo Scarpa (Rony) e Caio Paulista (Guilherme Arana); Dudu (Bernard), Hulk (Reinier) e Biel (Igor Gomes). Técnico: Jorge Sampaoli
CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Vinícius Zanocelo, Richardson (Lucas Mugni) e Vina; Galeano (Aylon), Pedro Raul (Lucca) e Fernandinho (Rodriguinho). Técnico: Léo Condé.
GOL - Alan Franco, aos 23 segundos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gustavo Scarpa, Guilherme Arana e Rony (Atlético).
ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).
PÚBLICO - 33.694 torcedores.
RENDA - Não disponível.
LOCAL - Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas