Esportes
Rússia testa com sucesso o 1º estágio do foguete Soyuz-5 e prevê lançamento até o fim do ano
Especialistas russos realizaram com sucesso um teste de ignição em solo do primeiro estágio do novo foguete Soyuz-5, informou nesta sexta-feira (10) a agência especial Roscosmos.
"Foram realizados testes de ignição terrestre do primeiro estágio do foguete Soyuz-5 no Centro de Testes Científicos da Indústria Espacial e de Foguetes", afirmou a corporação em comunicado oficial.
Durante o ensaio, o motor criogênico RD-171MV funcionou por 160 segundos, gerando um empuxo de 800 toneladas em condições controladas. Os técnicos também verificaram a coordenação entre todos os sistemas de bordo da unidade de propulsão.
A Roscosmos destacou que esse mesmo estágio servirá como módulo base para o futuro foguete de classe superpesada atualmente em desenvolvimento no país.
"Os testes de hoje pavimentam o caminho para o lançamento do Soyuz-5 a partir do cosmódromo de Baikonur até o fim deste ano", acrescentou a agência.
O foguete de porte médio Soyuz-5 foi projetado para colocar cargas úteis de até 17 toneladas em órbitas baixas. O desenvolvimento do novo lançador está sob responsabilidade da Rússia, enquanto o Cazaquistão moderniza, dentro do projeto conjunto Bayterek, o local de lançamento anteriormente usado pelos foguetes Zenit.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal