Esportes
Mais de mil moedas do Império Espanhol emergem após 300 anos no fundo do mar (FOTOS)
Mergulhadores localizaram mais de 1.000 moedas espanholas na costa da Flórida, três séculos após o naufrágio da lendária Frota do Tesouro de 1715. O achado, avaliado em cerca de 1 milhão de dólares, inclui raros escudos de ouro e moedas de prata conhecidas como "pieces of eight".
A frota de 12 navios, carregada de riquezas do México, Peru e Bolívia, partiu de Havana rumo à Espanha em julho de 1715, mas 11 embarcações afundaram após um furacão, em um desastre que deixou cerca de 400 milhões de dólares em tesouros no fundo do mar.
A descoberta foi feita pela equipe do capitão Levin Shavers, a bordo do M/V Just Right, sob licença da empresa 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC.
"A condição dessas moedas sugere que faziam parte de um único baú ou carregamento que se dispersou quando o navio se partiu", afirma a companhia.
Para Sal Guttuso, diretor de operações da empresa, a relevância vai além do valor monetário:
"Cada moeda é um elo tangível com as pessoas que viveram e navegaram durante a era de ouro do Império Espanhol. Encontrar mil delas em uma só recuperação é raro e extraordinário."
As moedas estão em conservação e serão expostas em museus da "Costa do Tesouro". Especialistas acreditam que boa parte do tesouro da frota ainda repousa sob as areias do Atlântico.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista