Esportes

ASA volta à fase de grupos da Copa do Nordeste após 13 anos

Mudança no formato da competição garante retorno do clube alvinegro, vice-campeão em 2013, ao principal torneio regional do país

Redação 02/10/2025
ASA volta à fase de grupos da Copa do Nordeste após 13 anos
- Foto: Arquivo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), mudanças no calendário nacional a partir de 2026. Entre as novidades, está o novo formato da Copa do Nordeste, que voltará a contar com o ASA como um dos representantes de Alagoas, após 13 anos fora da fase de grupos.

O torneio, que será disputado entre 25 de março e 7 de junho, passa a ter início direto na fase de grupos, eliminando as etapas preliminares. Agora, 20 clubes participarão da disputa, sendo dois representantes de cada estado — com exceção da Bahia e do Ceará, que terão três vagas cada, por estarem melhores posicionados no ranking da CBF.

Os times serão divididos em quatro grupos de cinco equipes. Para garantir os clássicos regionais, clubes do mesmo estado não poderão ficar na mesma chave. A primeira fase terá cinco rodadas, em turno único, com confrontos entre os grupos A e B, e entre os grupos C e D. Os dois melhores de cada grupo avançam para o mata-mata.

As quartas de final serão realizadas em jogo único, enquanto semifinais e final terão partidas de ida e volta.

O retorno do ASA à Lampions League representa a volta de um gigante histórico do futebol nordestino à vitrine regional. A última participação do clube na fase de grupos foi em 2013, quando chegou à final e conquistou o vice-campeonato, perdendo o título para o Campinense. Naquele ano, o alvinegro fez campanha memorável: superou Vitória-BA, América-RN e Salgueiro na fase de grupos, eliminou o ABC nas quartas e protagonizou duelos épicos contra o Ceará nas semifinais.

Além da chance de voltar a disputar o torneio em igualdade com os principais times do Nordeste, o ASA também deve receber um aporte financeiro importante por meio da cota de participação concedida pela CBF. O valor ainda não foi confirmado, mas a previsão é de cerca de R$ 1 milhão.