Esportes

CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026; CSA, ASA, Penedense e CSE estão garantidos

Expansão abre 32 novas vagas e promete fortalecer o futebol regional; competição terá novo formato com 16 grupos e seis acessos à Série C

Redação 01/10/2025
CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026; CSA, ASA, Penedense e CSE estão garantidos
- Foto: Arquivo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), uma mudança significativa no calendário das competições nacionais. A partir de 2026, a Série D do Campeonato Brasileiro será ampliada de 64 para 96 clubes, abrindo espaço para mais equipes no cenário nacional. Entre os confirmados na nova edição estão CSA, ASA, Penedense e CSE, representantes de Alagoas.

O rebaixamento do CSA na Série C de 2025 já garantia o clube azulino na quarta divisão, agora reformulada. Além dele, ASA, Penedense e CSE também asseguraram presença por meio do calendário estadual. Segundo a CBF, a expansão representa um “passo essencial para o desenvolvimento do futebol local e a inclusão de mais clubes no cenário nacional”.

Novo formato da Série D

Período: 5 de abril a 13 de setembro de 2026

Datas: 24 rodadas, sem impacto no calendário das demais competições

Primeira fase: 16 grupos de seis clubes cada; os quatro melhores de cada chave avançam

Vagas garantidas: os 32 que chegarem à segunda fase asseguram participação na Série D do ano seguinte

Acessos: seis clubes sobem para a Série C

Copa do Brasil: o campeão entra direto na terceira fase

Até agora, já estão confirmados os quatro rebaixados da Série C de 2025 — CSA (AL), ABC (RN), Retrô (PE) e Tombense (MG) — além de equipes classificadas pela atual edição da Série D, como ASA (AL), América (RN), Ferroviário (CE), Joinville (SC) e Sergipe (SE).