Esportes

Mourinho volta ao comando do Benfica depois de 25 anos

'Special One' foi confirmado como substituto de Bruno Lage

Redação ANSA 18/09/2025
Mourinho volta ao comando do Benfica depois de 25 anos
'Special One ' foi confirmado como substituto de Bruno Lage - Foto: ANSA/EPA

Após despedir Bruno Lage pelo vexame na Champions League contra o Qarabag, do Azerbaijão, o Benfica anunciou nesta quinta-feira (18) a contratação do técnico José Mourinho, 25 anos depois de sua primeira passagem.

O veterano e multicampeão treinador, que passou por Internazionale e Roma no futebol da Itália, assinou um contrato válido até junho de 2027 e já estreará no banco de reservas dos Encarnados no próximo sábado (20), contra o AVS, em Vila das Aves, pelo Campeonato Português.

Mourinho celebrou seu retorno à Luz depois de mais duas décadas, mas garantiu que não voltou para "celebrar a carreira", mas, sim, trazer resultados expressivos aos benfiquistas.

"Tive a oportunidade de trabalhar nos maiores clubes do mundo, e quero dizer que nenhum deles me fez sentir mais honrado, responsabilizado e motivado do que ser treinador do Benfica", disse o lusitano, que não trabalha em Portugal desde 2004, quando liderava o Porto.

O comandante de 62 anos avaliou que chegou ao Benfica como uma pessoa "mais altruísta" e "menos egoísta", além de estar em uma fase da carreira na qual pensa mais na alegria que pode dar aos outros.

"Palavras o vento leva, atitudes não. A promessa é clara: vou viver para o Benfica, vou viver para minha missão. Daqui a 48 horas temos jogos e, para a nação benfiquista, não há nada mais importante do que o jogo que temos daqui a mais ou menos 48 horas", afirmou.

O Benfica foi o primeiro clube profissional treinado pelo "Special One", quando ele tinha 37 anos. Em 2000, Mourinho substituiu Jupp Heynckes na liderança dos Encarnados e sua passagem durou três meses, interrompida de forma precoce após o time ter passado por uma eleição presidencial.