Esportes
COI descarta excluir Israel de Olimpíadas de Inverno na Itália
Christophe Dubi explicou que país respeita regras
O Comitê Olímpico Internacional (COI) esclareceu nesta quarta-feira (17) que Israel respeita a Carta Olímpica e, portanto, seus atletas poderão competir regularmente nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo.
A declaração foi dada durante coletiva de imprensa do Comitê de Coordenação (CoCOm), em Milão, em resposta a um questionamento sobre a possibilidade de excluir atletas israelenses das Olimpíadas de 2026 por causa da guerra na Faixa de Gaza.
"Israel respeita a Carta Olímpica", afirmou o diretor-executivo do COI, o suíço Christophe Dubi, defendendo a coexistência dos comitês olímpicos nacionais de Israel e Palestina.
"Ambos cumprem a Carta Olímpica", acrescentou.
Dubi explicou ainda que o caso de Rússia e Belarus é diferente e ainda está em discussão na sede do COI, em Paris.
No ano passado, o comitê olímpico palestino enviou uma carta ao COI solicitando a exclusão de Israel das Olimpíadas na França, citando os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza como uma violação da trégua olímpica.
Segurança
Durante a coletiva, ele disse ter total confiança no planejamento de segurança para o revezamento da tocha dos Jogos de Inverno, principalmente após manifestantes pró-Palestina interromperem a corrida de ciclismo Vuelta a España.
Por fim, Dubi defendeu que "a tarefa número um dos anfitriões é garantir a segurança dos participantes". "Você sempre tem um certo nível de risco que precisa ser considerado, e tenho confiança total no trabalho que está sendo feito", salientou.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista