Esportes
ASA, CSA e CSE vão representar Alagoas na Série D de 2026; CBF avalia mudanças no formato
Trio alagoano disputa a quarta divisão nacional enquanto Confederação estuda ampliar número de participantes e reformular a competição
Alagoas já tem presença garantida na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 com três representantes: ASA, CSA e CSE. As equipes chegam à competição por caminhos diferentes.
O ASA, de Arapiraca, assegurou a vaga ao terminar o Campeonato Alagoano como vice-campeão. Apesar da boa campanha, o time não conseguiu o acesso ao ser eliminado pelo Maranhão. Já o CSE, de Palmeira dos Índios, conquistou sua participação ao vencer a Copa Alagoas. O CSA, por sua vez, jogará a Série D após ser rebaixado da Série C nesta temporada.
Enquanto os clubes se preparam, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda mudanças significativas para o torneio. A principal novidade em análise é a ampliação do número de participantes, que passaria dos atuais 64 para 96 times. O novo formato prevê 16 grupos com seis equipes cada, disputando jogos de ida e volta.
Nesse modelo, os campeões de cada grupo avançariam diretamente às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros colocados disputariam um playoff para definir os outros classificados. A partir daí, seriam cinco fases até a definição do campeão e três fases até o acesso dos quatro melhores para a Série C.
Outra mudança importante seria a garantia de calendário: todos os 32 clubes que chegarem aos mata-matas assegurariam automaticamente vaga na Série D do ano seguinte, uma medida que promete dar mais estabilidade às equipes do futebol brasileiro.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido