Esportes
Revelam idade do 'crânio com chifre' descoberto em uma caverna na Grécia (FOTO)
Os cientistas conseguiram estabelecer a idade de um crânio com um chifre na testa encontrado na Grécia em 1960, diz um novo estudo publicado na Journal of Human Evolution.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que o misterioso crânio da Caverna de Petralona, na Grécia, tem aproximadamente 300.000 anos e determinaram que o fóssil pertencia a um antigo grupo de humanos que viveu ao lado dos neandertais, escreve Live Science.
No estudo, publicado on-line em 14 de agosto, os pesquisadores datam a calcita (uma forma mineral de carbonato de cálcio frequentemente encontrada em cavernas) saindo do crânio para descobrir que tinha pelo menos 277.000 anos de idade.
O crânio de Petralona é uma peça misteriosa e importante no quebra-cabeça da evolução humana... Um misterioso crânio com uma estalagmite crescendo de sua cabeça tem cerca de 300.000 anos e nem é humano nem neandertal, relata um novo estudo.
Os achados sustentam suposições anteriores de que o indivíduo de Petralona viveu na Europa da era do Pleistoceno ao lado dos neandertais, mas fazia parte de um grupo humano diferente, amplamente chamado de Homo heidelbergensis, detalha o portal.
O crânio de Petralona pertencia quase certamente a um homem, tendo em conta o tamanho e a robustez do fóssil, de acordo com o coautor do estudo Chris Stringer, paleoantropólogo no Museu de História Natural em Londres. Ele acrescentou que os dentes do crânio tinham desgaste moderado, por isso provavelmente pertencia a um adulto jovem.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido