Esportes
Telescópio James Webb teria descoberto um planeta no sistema Alpha Centauri que desapareceu (FOTOS)
O sistema estelar Alpha Centauri pode ter um "planeta que desaparece”, sugerem novas observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês).
O JWST da NASA captou imagens de um possível planeta perto de Alfa Centauri A, uma estrela semelhante ao Sol que faz parte do grupo estelar triplo Alfa Centauri. O miniaglomerado estelar está a apenas quatro anos-luz da Terra e é um terreno fértil para os astrônomos aprenderem sobre outros sistemas estelares.
Mas há um problema: o JWST só viu o suposto planeta do tamanho de Saturno uma vez – em agosto de 2024 – e mais duas tentativas em 2025 não resultaram em nada.
"Estamos diante do caso de um planeta em desaparecimento", disse o coautor do estudo Aniket Sanghi, estudante de doutorado da Caltech.
No entanto, os astrônomos não desistem. A equipe de pesquisa explica que o planeta pode ter-se movido em sua órbita no brilho da estrela – tornando-o temporariamente invisível para o JWST.
"Esta é uma explicação plausível", disse Stanimir Metchev, diretor de Pesquisa em Planetas Extrassolares da Universidade Western, em Ontário, Canadá, ao portal Live Science.
"Há uma previsão estrita de que o planeta deve voltar a ser visível em 2026 ou 2027", acrescentou Metchev.
Se confirmado, o planeta seria o mundo mais próximo da Terra que orbita na zona habitável de uma estrela – a área em torno de uma estrela onde a água poderia existir em forma líquida, na superfície rochosa de um mundo do tamanho da Terra.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido