Esportes
Novo estudo apresenta IMAGEM mais precisa da forma do famoso megalodonte

Imagina-se há muito tempo como um tubarão branco, o megalodonte, um caçador pré-histórico contumaz, tinha na verdade um corpo muito mais longo, aproximando a fera de um tubarão-limão ou mesmo de uma grande baleia.
Utilizando uma nova abordagem para estimar o comprimento do megalodonte, uma equipe de pesquisa indo além dos métodos tradicionais que dependem do tamanho dos dentes, examinaram a coluna vertebral da criatura e a compararam com mais de 100 espécies de tubarões vivos e extintos, determinando proporções mais precisas para a cabeça, corpo e cauda.
Publicadas no periódico Palaeontologia Electronica, as descobertas sugerem que o megalodonte poderia ter atingido cerca de 24 metros de comprimento e pesava aproximadamente 94 toneladas, comparável a uma grande baleia azul. No entanto, seu corpo era projetado para cruzeiros eficientes em termos de energia, em vez de perseguições de alta velocidade.

Falando ao portal Phys.org, Phillip Sternes, biólogo de tubarões, afirmou que o estudo fornece a análise mais robusta do tamanho e formato do corpo do megalodonte até agora e que, ao contrário do tubarão-branco gigante, o megalodonte se assemelhava mais a um tubarão-limão, com um corpo mais fino e alongado, adequado para uma natação eficiente.
Os grandes tubarões-brancos têm corpos atarracados, construídos para explosões de velocidade, enquanto os tubarões-limão têm um formato mais esguio e uniforme, permitindo uma natação mais suave e eficiente, sugerindo que o famoso predador foi mais elegante do que volumoso, como frequentemente é retratado.
O estudo destaca que grandes animais aquáticos, como tubarões e baleias, seguem padrões semelhantes de proporções corporais devido às limitações físicas da natação. A pesquisa sugere ainda que o megalodonte nadava em velocidades moderadas, com a capacidade de acelerar rapidamente ao atacar presas, equilibrando eficiência energética e capacidade de caça.
Além disso, o estudo indica que os megalodontes recém-nascidos poderiam ter quase quatro metros de comprimento, comparável ao tamanho de um tubarão-branco adulto. Isso sugere que os filhotes de megalodonte poderiam caçar mamíferos marinhos logo após o nascimento.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira