Esportes
Fim das bolinhas? Champions League fará sorteio com software
Formato tradicional vai passar por alterações; veja como vai funcionar
Por anos, o sorteio dos grupos da Champions League deixava torcedores ansiosos com a retirada de bolinhas em potes posicionados no palco, geralmente por estrelas do futebol europeu. Mas este momento tão tradicional vai passar por mudanças a partir desta temporada: com o novo formato da competição, as bolinhas perderão o "protagonismo" no evento.
Isso porque, a partir desta temporada, a fase de grupos da competição será substituída por uma fase de liga. Nela, cada uma das 36 equipes enfrentará oito adversários definidos por sorteio, inviabilizando o processo físico. A Uefa recorrerá ao auxílio de um software para definir os adversários de cada equipe.
— Precisaríamos de mil bolinhas -- diz Stéphane Anselmo, diretora de desenvolvimento estratégico de competições da Uefa, em comunicado divulgado pela entidade.
Ela ressalta, no entanto, que as bolinhas seguirão na cerimônia:
— O primeiro passo do sorteio ainda é físico. Alguém vai tirar uma bolinha de um pote. No entanto, temos agora 36 equipes, que precisam de oito adversários sorteados cada. Teríamos de preparar bolinhas para todos os possíveis adversários, teria demorado muito tempo. Sortearemos o nome de cada equipe com uma bolinha e seus adversários serão selecionados aleatoriamente pelo computador.
A principal regra do sorteio é a de que cada equipe só pode enfrentar até duas equipes de um mesmo país. Times da mesma liga também não poderão se enfrentar nesta fase. O software utilizado pela Uefa foi desenvolvido pela AE Live e tem auditoria da Ernst & Young.
Como é o novo formato da Champions League
36 equipes disputam uma fase de liga, com pontos corridos
Cada uma destas 36 equipes terá oito adversários sorteados por software
Os oito adversários virão de quatro potes, separados por ranking. Serão dois de cada pote.
Os mandos de campo também serão sorteados por software
Equipes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de liga. Cada equipe pode ter, no máximo, dois adversários que venham do mesmo país.
Os que terminarem a fase de liga entre 1º e 8º avançam às oitavas
Os que terminarem entre 9º e 24º disputam um mata-mata com ida e volta para definir os outros oito classificados às oitavas
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia