Esportes
COI anuncia equipe olímpica de refugiados com 36 atletas nos Jogos de Paris-2024
O Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta quinta-feira, a equipe olímpica de refugiados que vai participar da Olimpíada de Paris-2024. A delegação vai contar com 36 atletas reconhecidos pela chancela de refugiados pela ONU, (Organização das Nações Unidas).
A lista conta com 36 atletas de onze países diferentes. O grupo será organizado por 15 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs). Os atletas vão competir em 12 modalidades e foram nomeados como membros da Equipe Olímpica de Refugiados do COI para Paris-2024.
O anúncio foi feito por Thomas Bach, presidente da entidade, durante cerimônia transmitida ao vivo na Casa Olímpica em Lausanne, na Suíça. "Recebemos todos de braços abertos. Com a sua participação, você demonstrará o potencial humano de resiliência e excelência. Isto enviará uma mensagem de esperança aos mais de 100 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo", afirmou o dirigente em seu pronunciamento.
A composição da equipe se baseou em critérios como desempenho desportivo e o seu estatuto de refugiado, verificado pela ACNUR, Agência das Nações Unidas para os Refugiados. O Conselho Consultivo do COI se encarregou de aprovar a lista.
Chefe de Missão da Equipe Olímpica de Refugiados, Masomah Ali Zada, que competiu pela Equipe Olímpica de Refugiados em Tóquio-2020, deu a boa vinda aos atletas.
"O sonho de competir nos Jogos Olímpicos está mais próximo do que nunca. Com todos os desafios que enfrentaram, terão agora a chance de inspirar uma nova geração e mostrar ao mundo do que os refugiados são capazes", afirmou.
A grande maioria dos atletas foi selecionada entre os competidores refugiados apoiados pelo COI através do Programa de Bolsas de Atletas, financiado pela iniciativa da Solidariedade Olímpica e gerido pela Fundação de Refúgio Olímpico.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado