Esportes

'Jamais houve dinheiro recebido de forma irregular', diz Luis Rubiales sobre suspeita de corrupção

Luis Rubiales é investigado em caso de obras da federação entregues a empresa de amigo e contratos para levar competição à Arábia Saudita

Agência O Globo - GLOBO 29/04/2024
'Jamais houve dinheiro recebido de forma irregular', diz Luis Rubiales sobre suspeita de corrupção
'Jamais houve dinheiro recebido de forma irregular', diz Luis Rubiales sobre suspeita de corrupção - Foto: Reprodução / internet

O ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, negou nesta segunda-feira que tenha recebido dinheiro "de maneira irregular", após depor perante a juíza que investiga uma alegada corrupção e contratos suspeitos durante seu mandato.

Caso Rubiales: Promotoria pede 2 anos e meio de prisão por beijo forçado em Jenni Hermoso

Entenda as suspeitas: Federação Espanhola de Futebol é alvo de investigação por corrupção em gestão de Rubiales

"O que afirmo e sempre afirmarei, e estou convencido de que a justiça será feita, é que nunca houve nenhum dinheiro recebido de maneira irregular, nunca houve qualquer licitação irregular", declarou Rubiales à imprensa ao sair do tribunal de Majadahonda, próximo a Madrid."

No início do mês, Rubiales foi detido assim que desceu de um avião comercial no aeroporto de Barajas, em Madrid. Ele é investigado por um suposto esquema de corrupção durante sua passagem pelo comando da entidade esportiva.

Rubiales estava na República Dominicana. Ele foi abordado ainda na aeronave por agentes da Guarda Civil, que o levaram em uma van para evitar passar por jornalistas que esperavam na porta do avião. O ex-cartola foi levado para prestar depoimento perante a Justiça e liberado em seguida.

O ex-presidente da RFEF foi informado da sua situação judicial pelos agentes, segundo as mesmas fontes, e agora já está em liberdade.

Rubiales está sendo investigado porque, durante seu mandato, teria cedido obras da federação — como a remodelação do estádio La Cartuja, em Sevilha — à construtora Gruconsa “em troca de pagamentos” a uma empresa chamada Dismatec Sport, administrada por seu amigo pessoal Francisco Javier Martín Alcaide, conhecido como Nene, informou a mídia local.

Não é o primeiro escândalo em que se envolve Rubiales, que deixou o cargo na Federação Espanhola de Futebol após dar um beijo à força na jogadora Jennifer Hermoso, durante a cerimônia de entrega de medalhas na última Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Segundo a agência Europa Press, Rubiales tinha viajado ao país caribenho por “questões de trabalho”, mas teria antecipado o seu regresso a Espanha, que estava previsto para 6 de abril, devido à investigação judicial. Segundo a imprensa do país, os contratos sob suspeita estariam associados à transferência da Supercopa da Espanha para a Arábia Saudita ou às obras de restauração do estádio La Cartuja em Sevilha, entre outros.

A defesa de Rubiales informou à Justiça de Majadahonda que o ex-presidente da RFEF estava “à plena e total disposição” do tribunal.

A intervenção policial ocorreu no âmbito de uma investigação sobre suposta corrupção, que levou a buscas na sede da Federação Espanhola em 20 de março e à prisão de sete pessoas, que agora estão em liberdade após prestarem depoimento. A polícia também revistou a casa de Rubiales em Granada, na região sul da Andaluzia. O celular e um tablet dele foram apreendidos, na ocasião.

A investigação aponta para "supostos atos criminosos associados à corrupção em negócios, má administração e lavagem de dinheiro", afirmou a Justiça espanhola.

Numa entrevista ao programa “El Objective”, do La Sexta, ele negou ter recebido propina, garantindo que o dinheiro que tinha nas suas contas “é um produto de seu trabalho e suas economias”.