Esportes

Seleção feminina testemunha raro eclipse solar total antes de treino nos EUA

Equipe está jogando o Torneio SheBelieves no estado americano de Ohio, onde tal fenômeno não ocorria há mais de 200 anos

Agência O Globo - EXTRA 08/04/2024
Seleção feminina testemunha raro eclipse solar total antes de treino nos EUA
Seleção feminina testemunha raro eclipse solar total antes de treino nos EUA - Foto: Reprodução / internet

A estadia da seleção brasileira feminina nos Estados Unidos, para a disputa do Torneio SheBelieves, foi marcada por uma experiência astronômica nesta segunda-feira. Antes de um treinamento durante a tarde, na preparação para enfrentar o Japão, as jogadoras tiveram a oportunidade de testemunhar um raro eclipse solar total.

A equipe do treinador Arthur Elias está na cidade de Columbus, no estado de Ohio, local onde tal fenômeno não ocorria de forma total desde o ano de 1806. E o próximo também deve demorar bastante: está previsto para acontecer em 2099, daqui a sete décadas.

O eclipse se deu por volta das 15h, no horário local. As jogadoras da seleção receberam óculos de proteção para garantir sua segurança durante a observação.

— Foi a primeira vez que assisti ao eclipse solar. Para mim, foi um momento bem divertido e energético. Pude trazer consciência para aquele momento, mentalizar coisas positivas e agradecer pelo agora, ainda mais presenciando esse fenômeno com a seleção e com as minhas companheiras — contou a lateral direita Fê Palermo.

— Foi uma experiência incrível ter presenciado o eclipse solar pela primeira vez, ainda mais por estar junto a seleção. Não é todo mundo que tem uma oportunidade como a que tivemos hoje. Fico feliz de ter visto e presenciado um fenômeno como esse — disse a meia Angelina.

Após o eclipse, as atletas treinaram no Estádio Lower.com, palco da partida contra as japonesas. Esta foi a última atividade antes do encontro que acontece amanhã, às 17h (horário de Brasília).