Esportes
Federação Espanhola marca eleições para decidir sucessor do ex-presidente Luis Rubiales, afastado por assédio sexual
A instituição está sob uma administração provisória de uma Comissão de Gestão presidida por Pedro Rocha
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira que irá realizar as próximas eleições para presidente da instituição no dia 6 de maio. A instituição segue sem comando desde a saída do ex-presidente Luis Rubiales, após dar um beijo à força na jogadora Jennifer Hermoso, durante a cerimônia de entrega de medalhas na última Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Entenda: Ministério Público da Espanha pede a prisão de Luis Rubiales, ex-presidente da Federação de Futebol
Veja também: Dono do Botafogo, John Textor vai à Cidade da Polícia depor sobre denúncias de manipulação de resultados
A Comissão de Gestão que vem administrando a Federação interinamente desde a renúncia de Luis Rubiales, “aprovou por unanimidade nesta tarde a convocação de eleições para a presidência, que ocorrerão em 6 de maio “, informou a RFEF.
O presidente da Gestora, Pedro Rocha, apresentou sua demissão do cargo para, segundo os jornais espanhóis, lançar sua própria candidatura à presidência da RFEF. Após a decisão do Comitê de Gestão, a convocação será oficializada na sexta-feira e , a partir de domingo, será aberto um período de cinco dias para a apresentação de candidaturas à presidência da instituição.
Saiba mais: Premier League investiga pagamentos secretos de oligarca para ex-'dama de ferro' do Chelsea
'Novos capítulos': Audiência entre CBF e ex-diretora que diz ter sido assediada termina sem acordo
Nos últimos meses, vários nomes foram mencionados como candidatos à presidência da RFEF, mas de acordo com a mídia local, Eva Parera, advogada e especialista em direito esportivo, está começando a ganhar força como concorrente de Rocha.
“Ainda não sei se Pedro Rocha vai se candidatar ou não, porque ele não disse isso, mas considero certo que ele vai, já que tudo está sendo feito para que ele seja reeleito. Vou apresentar uma alternativa”, afirmou ao Diário AS.
Em sua reunião de quarta-feira, o Comitê de Gestão também decidiu “iniciar um processo criminal contra todos aqueles que causaram danos econômicos ou à reputação desta instituição”, em referência à investigação de supostos contratos irregulares enquanto Luis Rubiales era presidente.
Assim, autorizou uma “auditoria forense que reunirá informações sobre as ações sob investigação durante o período de 2018 a 2023”. “Nesse sentido, a intenção é ajudar a esclarecer todos os fatos e levá-los ao tribunal, chegando às últimas consequências e deixando para trás um período turbulento que prejudicou seriamente a imagem do futebol espanhol”, disse a RFEF em comunicado oficial.
Rubiales retornou da República Dominicana para a Espanha na quarta-feira e foi brevemente detido pela Guarda Civil no aeroporto de Madri, para informá-lo sobre sua situação nesta investigação. O ex-presidente da RFEF terá que testemunhar perante o juiz encarregado do caso quando o magistrado solicitar.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado