Esportes
Fluminense nunca foi derrotado em estreias na Libertadores; relembre os jogos
Atual campeão, Fluminense começa defesa do título da América em Lima, no Peru
Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense começa a sua trajetória de 'defesa do cinturão' em Lima, no Peru, contra o Alianza Lima, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). E foi justamente no Peru que o Tricolor iniciou a caminhada para a Glória Eterna na última temporada, quando venceu o Sporting Cristal por 3 a 1. E a vitória na estreia pavimentou a campanha na fase de grupos, que terminou com a liderança da chave com 10 pontos conquistados.
Mas como é o retrospecto do Fluminense em estreias na Libertadores? O GLOBO mostra como foram as primeiras partidas do Tricolor em todas as participações no maior torneio da América do Sul. Ao todo, o clube tem 10 participações na Libertadores, já contando com a edição 2024, e nunca foi derrotado em uma partida de estreia. Foram cinco vitórias e quatro empates.
1971 - Palmeiras 0x2 Fluminense
Campeão brasileiro de 1970, o Fluminense participou pela primeira vez da Libertadores em 1971, e estreou na competição contra o Palmeiras, no Estádio do Pacaembu. Fora de casa, o Tricolor conquistou a vitória por 2 a 0, com dois gols de Flávio. Apesar da estreia com vitória, o Fluminense foi eliminado ainda na primeira fase após ficar em segundo lugar no Grupo 3.
1985 - Fluminense 3x3 Vasco da Gama
Novamente classificado para a Libertadores por ter sido campeão brasileiro no ano anterior, o Fluminense estreou na edição de 1985 com um clássico. No Maracanã, o Tricolor ficou no empate em 3 a 3 com o Vasco. Curiosamente, o Flu ficou à frente no placar por três vezes naquela noite, mas acabou cedendo a igualdade poucos minutos depois. Romerito (duas vezes) e Leomir marcaram os gols tricolores.
2008 - LDU Quito 0x0 Fluminense
Classificado para a Libertadores após conquistar o título da Copa do Brasil 2007, o Fluminense estreou na competição em 2008 contra o time que viria a ser o algoz na decisão meses depois. No Equador, o Tricolor segurou um empate sem gols que abriu o caminho para melhor campanha da fase de grupos naquela edição. No fim, Fluminense e LDU fizeram a grande final, e os equatorianos levaram a melhor nos pênaltis.
2011 - Fluminense 2x2 Argentinos Juniors
Campeão brasileiro de 2010, o Fluminense estreou na Libertadores 2011 contra o Argentinos Juniors, no Estádio Nilton Santos. Em uma partida nervosa e com uma atuação bem fraca, o Fluminense ficou atrás no placar duas vezes, mas conseguiu buscar o empate em 2 a 2 com dois gols de Rafael Moura, o He-Man. O Tricolor chegou até as oitavas de finais daquela edição, mas foi eliminado pelo Libertad, do Paraguai.
2012 - Fluminense 1x0 Arsenal de Sarandí
Após ficar na terceira colocação do Brasileirão 2011, o Fluminense caiu no Grupo 4, ao lado de Boca Juniors, Zamora e Arsenal de Sarandí. A estreia foi contra o Arsenal, no Estádio Nilton Santos, com uma vitória por 1 a 0, gol de Fred. O Tricolor, assim como em 2008, fez a melhor campanha da fase de grupos, mas dessa vez foi eliminado na fase de quartas de finais, pelo Boca Juniors.
2013 - Caracas 0x1 Fluminense
Novamente classificado como campeão brasileiro, o Fluminense estreou na Libertadores 2013 fora de casa, na Venezuela, contra o Caracas. Sob o comando de Abel Braga, o Tricolor fez um bom jogo na capital venezuelana e venceu por 1 a 0, gol de Fred. Naquela edição, o Flu foi eliminado nas quartas de finais pelo Olimpia, fora de casa.
2021 - Fluminense 1x1 River Plate
De volta à Libertadores depois de oito anos, o Fluminense caiu no 'Grupo da Morte' em 2021, ao lado de River Plate-ARG, Santa Fé-COL e Junior Barranquilla-COL. A estreia, em um Maracanã vazio por conta da pandemia, foi contra o time argentino. O Flu saiu atrás, mas buscou o empate em 1 a 1 com gol de Fred. O Tricolor finalizou a fase de grupos como líder da chave, e avançou até as quartas de finais, quando foi eliminado pelo Barcelona-EQU.
2022 - Millonarios 1x2 Fluminense
Após ficar na 7ª colocação no Brasileirão 2021, o Fluminense se classificou para a segunda fase da Libertadores, e estreou na competição contra o Millonarios, na Colômbia. O Tricolor saiu atrás no placar, mas com gols de David Braz e Germán Cano, venceu o time colombiano e abriu vantagem no confronto. Na volta, venceu por 2 a 0, gols de Willian Bigode e Jhon Arias e se classificou para a terceira fase, onde ficou pelo caminho após ser eliminado nos pênaltis pelo Olimpia-PAR.
2023 - Sporting Cristal 1x3 Fluminense
O caminho para a Glória Eterna em 2023 começou também no Peru, contra o Sporting Cristal. Em jogo marcado pela reestreia de Marcelo com a camisa tricolor, o Fluminense saiu atrás no placar, mas venceu o Sporting Cristal, de virada, por 3 a 1, gols de Germán Cano (duas vezes) e Victor Mendes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado