Esportes
Assim como em 2023, Fluminense estreia na Libertadores em Lima, mas com astral diferente
Tricolor abriu a campanha do título também no Peru, contra o Sporting Cristal
De volta ao país onde iniciou a caminhada para a Glória Eterna em 2023, o Fluminense terá a chance escrever uma nova história, mas com um roteiro parecido. Diferentemente do ano passado, o Tricolor chega para esta edição como o time a ser batido após o título, mas em um momento completamente diferente dentro de campo.
O Fluminense estreia na Libertadores nesta quarta-feira, contra o Alianza Lima, no Peru, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, pelo Grupo A. Assim como foi no ano passado, Tricolor busca uma vitória fora de casa, mas dessa vez para retomar a confiança, e abrir o caminho para o bicampeonato na mesma cidade onde iniciou a trajetória campeã.
Em 2023, quando venceu o Sporting Cristal, em Lima, por 3 a 1, no dia 5 de abril, o Fluminense estava entre os jogos das finais do Campeonato Carioca e, apesar da derrota para o Flamengo por 2 a 0, havia uma grande confiança na equipe, graças ao bom futebol apresentado naquele momento da temporada e a boa fase de peças importantes.
Com uma atuação convincente, a reestreia do ídolo Marcelo e dois gols de Germán Cano, o Tricolor venceu o time peruano e, poucos dias depois, aplicou uma goleada histórica por 4 a 1 sobre o rival e conquistou o bicampeonato carioca, no que pode ser considerada uma das grandes atuações da equipe na década.
Já nesta temporada, o Fluminense retorna ao Peru em um momento completamente diferente. O Tricolor vive uma passagem de desconfiança por conta dos resultados deste início de temporada. Apesar do título da Recopa, as atuações no Carioca não convenceram e, principalmente, o desempenho nos clássicos foi um fator preponderante para que a desconfiança pairasse sobre a equipe.
Além do momento de resultados questionáveis, o Fluminense ainda terá desfalques importantes para o duelo desta quarta-feira. Germán Cano e John Kennedy, protagonistas do título de 2023, não enfrentam o Alianza Lima, por conta de uma lesão e de suspensão, respectivamente. Outros jogadores importantes como Paulo Henrique Ganso, Keno, Marlon e Manoel também estão fora da partida por motivos de lesão, enquanto Diogo Barbosa cumpre suspensão automática.
Mesmo com desfalques e com um momento recente ruim, o Fluminense tem tudo para usar o jogo desta quarta-feira como a virada de chave na temporada. Em 2023, o Tricolor teve um início de Libertadores perfeito, com três vitórias nos três primeiros jogos, e foi justamente a 'gordura' criada no início que garantiu a classificação para o mata-mata.
Desta vez, a estreia do Fluminense está cercada de expectativas, muito por conta dos resultados ruins deste início da temporada e também pelo tempo sem jogos desde a eliminação na semifinal do Carioca. Por isso, uma vitória em Lima, assim como no ano passado, é imprescindível para a retomada da confiança e para começar a defesa do título com o pé direito.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado