Esportes
Em nota de apoio a Vini Jr., Itamaraty diz que governo 'cobrará providências da UEFA'
O jogador brasileiro foi chamado de 'chimpanzé' por torcedores espanhois na quarta-feira
O Ministério das Relações Exteriores prestou apoio ao atacante Vinicius Junior, que voltou a ser alvo de racismo por parte de torcedores do Atlético de Madrid, e afirmou que o governo brasileiro "cobrará providências da UEFA", a União das Federações Europeias de Futebol.
"O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os reiterados ataques racistas ao atleta. E cobrará também providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram", diz o Itamaraty em nota.
O caso aconteceu antes do jogo entre Atlético e Inter de Milão, pela Champions League, na quarta-feira. Em vídeo que passou a repercutir nas redes na noite passada, fãs do clube espanhol são flagrados chamando o jogador de chipamzé em coro.
"O governo brasileiro registra, com tristeza e indignação, a ocorrência de novas manifestações racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior (...) Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos", completou o Itamaraty.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado