Esportes

Botofogo ganha no Carioca sem dificuldades, mas fantasmas continuam, após atuação morna

Comandado por interino, alvinegro mostrou superioridade sobre o lanterna do campeonato. Gols marcados no início das etapas deram tranquilidade ao time, que agora muda a chave para o Aurora, que enfrenta na próxima quarta

Agência O Globo - EXTRA 24/02/2024
Botofogo ganha no Carioca sem dificuldades, mas fantasmas continuam, após atuação morna
Fantasmas continuam assombrando o Botafogo - Foto: Vítor Silva/ BFR

Após viver dias conturbados depois do empate em 1 a 1 com o Aurora (da Bolívia) pela Pré-Libertadores, na quarta-feira, e a demissão do técnico Tiago Nunes na quinta, o Botafogo voltou a campo ontem sob o comando do interino Fábio Matias com a missão de vencer o lanterna Audax e se manter na briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Mesmo sem brilho, o alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Diego Hernández e Janderson, e rebaixou o adversário para a série A2 do Campeonato Carioca.

Cauteloso na busca por novo técnico: Botafogo enfrenta Audax sob comando de interino

Veja: Barboza sofre fratura no nariz e não é relacionado pelo Botafogo para encarar o Audax

Diante de sua (pequena) torcida, o alvinegro comandou o ritmo da partida do início ao fim. O 3 foi o número da sorte do Botafogo: tanto no primeiro quanto no segundo tempo, os gols foram marcados aos três minutos.

Com poucas oportunidades perigosas criadas, o Botafogo cadenciou a partida e manteve a bola sob seu controle, ao passo que o Audax mal conseguia criar jogadas que não terminassem nos pés dos alvinegros. Apesar da vitória, as preocupações persistem para o Botafogo. A efetividade tem sido uma questão recorrente, com o time demonstrando dificuldades em transformar suas chances em gols.

Mas houve também pelo menos uma notícia animadora: a atuação de Kauê, de 19 anos. O jogador aproveitou a chance de atuar como titular, apresentou um bom futebol e deu passes para os dois gols da vitória. No primeiro, encontrou Diego Hernández livre dentro da área para abrir o placar. No segundo, recebeu lançamento de Marçal e teve precisão no cruzamento para colocar a bola na cabeça de Janderson.

A substituição de jogadores importantes destacou o foco do clube: ter todas as peças-chave preservadas para o jogo da volta contra o Aurora, no Nilton Santos, pela segunda fase classificatória da Libertadores. Na primeira partida, o Botafogo sofreu o empate aos 50 minutos do segundo tempo, reavivando o fantasma do Brasileiro do ano passado.

Com uma série de jogadores pendurados por causa de cartões aplicados na partida, o Botafogo tem desafios significativos pela frente ainda no Carioca. Mas, por ora, pode celebrar uma vitória importante que traz um pouco de tranquilidade em meio ao turbilhão que tem vivenciado desde o fim do último ano.