Esportes

Brasil tem concorrentes ao Prêmio Puskás pela décima vez em 15 edições; veja todos os gols indicados

Gols de Bia Zaneratto contra o Panamá na Copa do Mundo Feminina e de Guilherme Madruga, pelo Botafogo-SP na Série B, são os representantes do país no prêmio

Agência O Globo - GLOBO 22/09/2023
Brasil tem concorrentes ao Prêmio Puskás pela décima vez em 15 edições; veja todos os gols indicados
Fifa - Foto: Divulgação/Fifa

Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou a lista dos 11 concorrentes ao Prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito da temporada. O Brasil concorre com dois jogadores: o gol de Bia Zaneratto na vitória por 4 a 1 sobre o Panamá pela estreia na Copa do Mundo feminina, em belo lance coletivo; e o de Guilherme Madruga, pelo Botafogo-SP na Série B. Mas o país já está acostumado a ter representantes entre os concorrentes: desde que a Fifa criou a premiação, em 2009, estas foram a 13ª e 14ª indicação de brasileiros em 15 edições da premiação. Assista todos os gols.

Logo na primeira edição do prêmio, o Brasil foi representado por dois concorrentes. Grafite, em partida da Bundesliga pelo Volfsburg contra o Bayern de Munique, ficou com a terceira colocação. Já Nilmar, que marcou na vitória do Internacional sobre o Corinthians no Brasileirão, foi o sexto mais votado. Naquele ano, o vencedor foi Cristiano Ronaldo. Assista os gols:

Neymar é o brasileiro que mais concorreu ao prêmio, com cinco indicações, quatro consecutivas. Sua primeira indicação foi em 2010, pelo Santos em uma partida do Paulistão, que não chegou a entrar no top 3 de finalistas. No ano seguinte, marcou um golaço na partida histórica entre Santos e Flamengo que terminou em 5 a 4 para o rubro-negro, e venceu a categoria. Em 2012, foi indicado novamente e o gol na final da Libertadores pelo Santos venceu o prêmio, de maneira inédita para um jogador brasileiro. No ano seguinte, o tento anotado pelo Brasil na Copa das Confederações ficou com o terceiro lugar. Assista:

Em 2014, o Brasil teve Camilo Senvezzo como indicado, e seu gol pelo Vancouver Whitecaps chegou a lista inicial, mas não aos finalistas. Um brasileiro voltou a vencer a honraria em 2015, Wendell Lira, do modesto clube de Goianésia, sagrou-se campeão pela pintura que anotou no Campeonato Goiano.

Em 2016, o Brasil novamente teve dois indicados ao Puskás: Marlone, do Corinthians, pela Libertadores, e mais uma vez Neymar, desta vez em um duelo do Barcelona pela La Liga.

Em 2017 e 2018, o Brasil passou em branco, mas em 2019 Matheus Cunha, pelo Leipzig na Bundesliga, foi indicado, mas não chegou aos finalistas. O uruguaio Giorgian de Arrascaeta acumulou duas nomeações atuando no país: em 2017 pelo Cruzeiro, e em 2020 pelo Flamengo, quando ficou com o segundo lugar.

Em 2022, foi a segunda vez que um gol pela seleção brasileira foi indicado ao prêmio. O golaço de voleio de Richarlison contra a Sérvia na Copa do Mundo do Catar foi o terceiro mais votado pelo público naquela edição do Puskás.

Neste ano, além de Bia e Guilherme, outros 10 jogadores concorrem à premiação. São eles: Álvaro Barreal (FC Cincinnati), Linda Caicedo (Colômbia), Julio Enciso (Brighton), Seong-jin Kang (Coreia do Sul Sub-20), Sam Kerr (Austrália), Brian Lozano (Atlas), Iván Morante (Ibiza), Nuno Santos (Sporting) e Ashkat Tagybergen (Cazaquistão). Confira os concorrentes brasileiros e se quiser votar no seu preferido, acesse o link da Fifa.